"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

António Guterres vence Prémio Universidade de Coimbra

O engenheiro e político António Guterres, atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC). 


O galardão – que tem o apoio da Fundação Santander Portugal – vai ser entregue a 1 de março, na sessão solene comemorativa do 732.º aniversário da UC. António Guterres sucede assim ao cardeal, poeta, ensaísta e teólogo português, José Tolentino de Mendonça, vencedor no ano passado.

“Enquanto secretário-geral das Nações Unidas, o engenheiro António Guterres chama a atenção para a necessidade de uma solidariedade global e da criação de uma nova mentalidade que transcende nações, religiões e territórios. Pelo exposto e pela importância que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam para o Santander, esta é uma escolha de elementar justiça”, refere a Presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa, vice-presidente do júri.

“É uma honra para a Universidade de Coimbra anunciar que o engenheiro António Guterres é o vencedor do Prémio UC 2022. Trata-se de uma figura excecional, de alcance mundial, que, nos cargos de relevo nacional e internacional que tem desempenhado, ergue permanentemente a voz na defesa da sustentabilidade e da promoção da igualdade, causas nas quais a Universidade de Coimbra também está particularmente empenhada. Essa comunhão de visão, estratégia e ações, com destaque para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, leva-nos a acreditar que o engenheiro António Guterres – também Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra – é claramente merecedor desta distinção”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão, que preside ao Júri do Prémio.

Nascido em Lisboa a 30 de abril de 1949, António Guterres foi primeiro-ministro de Portugal (1995-2002) e Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (2005-2015). Atualmente, exerce funções como secretário-geral da ONU – desde 1 de janeiro de 2017. Mais informações sobre o seu perfil estão disponíveis em https://unric.org/pt/biografia/.

Instituído em 2004, o Prémio UC tem o valor de 25 mil euros – 10 mil euros para o vencedor e 15 mil euros para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Santander para apoiar o desenvolvimento de trabalho numa área a definir pelo premiado.

O Prémio UC distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa “de inequívoco valor percebido na sua área profissional – das áreas da cultura, da economia e gestão e/ou ciência e inovação – que se distinguiu no ano transato de forma inequívoca no apoio incondicional ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável de sociedade”.

Mais informações e a lista dos vencedores das edições anteriores do Prémio Universidade de Coimbra estão disponíveis em http://www.uc.pt/premiouc
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,459