Notícias
António Guterres vence Prémio Universidade de Coimbra
O engenheiro e político António Guterres, atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC).
O galardão – que tem o apoio da Fundação Santander Portugal – vai ser entregue a 1 de março, na sessão solene comemorativa do 732.º aniversário da UC. António Guterres sucede assim ao cardeal, poeta, ensaísta e teólogo português, José Tolentino de Mendonça, vencedor no ano passado.
“Enquanto secretário-geral das Nações Unidas, o engenheiro António Guterres chama a atenção para a necessidade de uma solidariedade global e da criação de uma nova mentalidade que transcende nações, religiões e territórios. Pelo exposto e pela importância que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam para o Santander, esta é uma escolha de elementar justiça”, refere a Presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa, vice-presidente do júri.
“É uma honra para a Universidade de Coimbra anunciar que o engenheiro António Guterres é o vencedor do Prémio UC 2022. Trata-se de uma figura excecional, de alcance mundial, que, nos cargos de relevo nacional e internacional que tem desempenhado, ergue permanentemente a voz na defesa da sustentabilidade e da promoção da igualdade, causas nas quais a Universidade de Coimbra também está particularmente empenhada. Essa comunhão de visão, estratégia e ações, com destaque para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, leva-nos a acreditar que o engenheiro António Guterres – também Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra – é claramente merecedor desta distinção”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão, que preside ao Júri do Prémio.
Nascido em Lisboa a 30 de abril de 1949, António Guterres foi primeiro-ministro de Portugal (1995-2002) e Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (2005-2015). Atualmente, exerce funções como secretário-geral da ONU – desde 1 de janeiro de 2017. Mais informações sobre o seu perfil estão disponíveis em https://unric.org/pt/biografia/.
Instituído em 2004, o Prémio UC tem o valor de 25 mil euros – 10 mil euros para o vencedor e 15 mil euros para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Santander para apoiar o desenvolvimento de trabalho numa área a definir pelo premiado.
O Prémio UC distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa “de inequívoco valor percebido na sua área profissional – das áreas da cultura, da economia e gestão e/ou ciência e inovação – que se distinguiu no ano transato de forma inequívoca no apoio incondicional ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável de sociedade”.
Mais informações e a lista dos vencedores das edições anteriores do Prémio Universidade de Coimbra estão disponíveis em http://www.uc.pt/premiouc