"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Surrealistas Cruzeiro Seixas e Malangatana expostos com Dalí e Picasso em Londres

Exposição de mais de 150 trabalhos de artistas de 50 países mostra dimensão internacional do movimento surrealista.

Exposição abre dia 24 de fevereiro e decorre até 29 de agosto. Foto: Neil Hall/EPA


Obras de artistas como Cruzeiro Seixas, Marcelino Vespeira e Malangatana poderão ser vistas lado a lado com outras de Salvador Dalí, Marcel Duchamp e Pablo Picasso, a partir desta quinta-feira, numa exposição sobre o surrealismo no museu Tate Modern, em Londres.

A exposição de mais de 150 trabalhos pretende mostrar a dimensão internacional do movimento surrealista para além de uma época ou lugar, abrangendo 80 anos e 50 países como Portugal, Argentina, Egito, México, República Checa, Coreia do Sul ou Japão.

Pondo em destaque o inconsciente e os sonhos, em vez de imagens, do que é conhecido ou do quotidiano, as obras surrealistas são vistas como poéticas e até humorísticas, como o Telefone Lagosta, de Salvador Dalí, ou o comboio de René Magritte a sair de uma lareira.

Desde que surgiu em Paris por volta de 1924, a expressão foi também usada por artistas como uma arma na luta pela liberdade política, social e pessoal em épocas marcadas por regimes políticos opressivos e colonizadores.

Ao lado de um trabalho de Marcel Duchamp está a escultura de Artur Cruzeiro Seixas "O seu olhar já não se dirige para a terra, mas tem os pés assentes nela".

Para Carine Harmand, curadora assistente de arte internacional do museu Tate Modern, a escultura de Cruzeiro Seixas "insere-se completamente na veia surrealista", juntando de forma inesperada uma pata de búfalo, osso de tartaruga, com o poema de Antonin Artaud escrito em redor.

Os portugueses António Pedro, Fernando de Azevedo, José-Augusto França, Marcelino Vespeira estão representados num desenho coletivo realizado como "cadáver esquisito", técnica em que cada um dos autores dava seguimento à contribuição do anterior.

O surrealismo como "uma postura antifascista"

Harmand recordou como o Grupo Surrealista de Lisboa, formado em 1947 por figuras como França, Mário Cesariny e Alexandre O"Neill, aderiu "às ideias surrealistas de explorar o inconsciente, libertar a criatividade, libertar a mente, mas também a ideia de que o surrealismo era sobre libertação política e social".

"Para eles, o surrealismo era uma postura antifascista, era uma forma de desafiar o conservadorismo do regime de Salazar", explicou.

O português Fernando Lemos, o moçambicano Malangatana Ngwenya e a brasileira Tarsila do Amaral são outros dos lusófonos presentes na exposição, que tem o mérito de mostrar obras raramente vistas, como fotografias de Cecilia Porras e Enrique Grau, que desafiavam as convenções sociais da Colômbia dos anos 1950, ou pinturas do artista espanhol exilado Eugenio Granell, alvo de censura e perseguição.

Pela primeira vez no Reino Unido está um desenho em modo de cadáver esquisito, "Long Distance", iniciado pelo norte-americano Ted Joans e criado em conjunto com 132 colaboradores de todo o mundo, incluindo Mário Cesariny, Malangatana, Allen Ginsberg, William S. Burroughs e Octavio Paz.

Exposta em 2019, em Lisboa, a obra de 11 metros de comprimento levou quase 30 anos a completar, entre 1976 e 2005, unindo artistas de variados países.

Mostrada no ano passado no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, a exposição, que inclui pintura, fotografia, escultura e vídeo, abre hoje  ao público, no museu Tate Modern, onde permanece até 29 de agosto.


por Lusa e Renascença | 23 de fevereiro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,460