"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

70 anos de Dicionários Porto Editora assinalados com nova Infopédia

A maior base lexicográfica em língua portuguesa tem uma nova interface com experiência de utilização facilitada.


Neste Dia Internacional da Língua Materna, a Porto Editora comemora os 70 anos da primeira edição do Dicionário de Língua Portuguesa com o lançamento do novo website da Infopédia.

Com um novo design concebido para garantir uma melhor experiência de utilização, a infopedia.pt ganhou uma nova interface, desenhada para smartphone, desktop ou tablet e concebida para facilitar a pesquisa na maior base lexicográfica em língua portuguesa.

Os 32 dicionários em 11 idiomas (Português, Língua Gestual Portuguesa, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Neerlandês, Chinês, Tétum e Grego) ganharam um novo fôlego com esta reorganização: por digitação ou através da voz, nunca foi tão fácil chegar a uma definição ou tradução de uma palavra ou expressão.

Mais do que nunca, a definição de uma palavra constitui uma porta de entrada para um conjunto significativo de relações lógicas com outros verbetes, agora com menor esforço de interação por parte do utilizador — quer seja um estudante ou um utilizador profissional, a infopedia.pt demarca-se como uma ferramenta imprescindível para o dia a dia.

A aposta na diversificação como forma de promover o riquíssimo património que é a Língua Portuguesa mantém-se, tal como o destaque à produção literária nacional e internacional através da área Livros e Autores. A par disso, a plataforma disponibiliza ainda jogos educativos e rúbricas como o Palavras Caras, Palavras Raras, sem esquecer o Bom Português, que dispensa apresentações.

Foi em 1952 que a Porto Editora lançou o seu primeiro Dicionário da Língua Portuguesa, desde então considerado uma obra de referência. O original da primeira edição foi desenvolvido pelos professores Joaquim Almeida da Costa e António de Sampaio e Melo, com revisão de Fernando Augusto Ramoa (Ciências Médicas e Biológicas), António de Almeida Campos Sampaio (Física e Química) e Albano Morgado. Posteriormente, o conteúdo foi atualizado e enriquecido com o trabalho de dezenas de colaboradores especializados. Da 1.ª à 5.ª edição, os dicionários tinham uma sobrecapa em tons de amarelo e foi apenas no início dos anos 80, com a 6.ª edição, que surgiu pela primeira vez o mítico cor laranja, que passou a ser a imagem de marca dos dicionários da Porto Editora.

Nos últimos 70 anos, a Porto Editora foi sempre acompanhando a evolução da Língua Portuguesa, mantendo os seus dicionários em permanente atualização e aumentando consideravelmente o número de vocábulos e respetivas definições.

Também os formatos evoluíram à velocidade do desenvolvimento tecnológico: a par da edição em papel, em 1994 foram disponibilizados dicionários em disquetes e, em 1996, em CD-ROM. Em 2003, foi lançada a Infopédia, que agora ganha uma nova vida.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,322