"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Do que habita no espaço celeste

Firmamento marca a estreia de Rui Lage no catálogo da Assírio & Alvim. 


Com Estrada Nacional, em 2016, Rui Lage colocou um ponto final no ciclo campestre iniciado em 2004 e composto por cinco livros que, entre a elegia e a sátira, tiveram por objeto a perda pessoal e coletiva do mundo rural português. Firmamento opera um corte com essa temática: é um livro de poesia cósmica. Numa era de radical desencantamento, obcecada pelo visível e pela visibilidade, e com a própria arte sequestrada por um presente eterno, estes poemas apontam ao transcendente: não pela via religiosa ou mística, mas pelo prisma da ciência, em particular da astrofísica e da física quântica.

O livro já se encontra em pré-venda.

«Ao abrirem para o inimaginável e ao explorarem o invisível, o infinitamente grande e o infinitamente pequeno, estes domínios aparecem-me hoje como os últimos onde ainda é possível o reencontro com o mistério e com alguma coisa próxima do sagrado (com “o silêncio dos espaços infinitos” de Pascal). Eles desvelam-nos uma outra realidade, que coloca em crise as palavras da linguagem falada e me solicitou para uma espécie de canto, onde se intromete a minha experiência recente da paternidade e, com esta, esse mistério dos mistérios que é o amor», confessa o autor. Diz-nos ainda Rui Lage que «a proposta de Firmamento, arriscada, é reinstalar na poesia portuguesa a especulação metafísica, não só através das velhas questões como das novas questões que hoje nos chegam por via do transhumanismo e do pós-humanismo, e que nos compelem a repensar os conceitos de corpo e de consciência, ou mesmo a revisitar as ideias de espírito e de alma humana». 

SOBRE O LIVRO
Firmamento
Colocando-nos frente a frente com a imensidão do cosmos, Firmamento é o mais recente livro de poesia de Rui Lage, onde a meditação cósmica e o nascimento se cruzam na prosódia do verso terrestre.

Sol, já não me escondo de ti.
Agora renovo, ciclicamente.
Com a tua luz cresço
e decresço. Invisível começo,
oculta nos palácios inferiores.
Fio noite dentro
com as minhas irmãs.
Depois subo. Apareço.

Saio pela dança. 

Título: Firmamento
Autor: Rui Lage
N.º de Páginas: 128
PVP: 14,40 €
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Rui Lage
Nasceu no Porto em 1975 e é licenciado em Estudos Portugueses e Ingleses e doutorado em Culturas e Literaturas Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Enquanto escritor, publicou várias obras nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio, entre outros, tendo sido distinguido com o Prémio Inês de Castro (2016), o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís (2017), o Prémio Ruy Belo (2017) e o Prémio Autores da SPA (2018). A sua obra está traduzida em várias línguas. Em 2009, foi responsável, com Jorge Reis-Sá, pela mais extensa e completa antologia da poesia portuguesa alguma vez organizada: Poemas Portugueses: Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI (Porto Editora). Traduziu obras de Samuel Beckett, Paul Auster, Pablo Neruda e Carl Sagan, entre outros. Foi investigador académico, docente na ACE – Escola de Artes e professor de História Cultural do Teatro na Universidade Lusófona. Integrou a direção da Fundação Eugénio de Andrade. Trabalha, desde 2014, como assessor no Parlamento Europeu. Lidera, atualmente, o Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal do Porto. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,443,127