"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Corações Rasgados". Companhia Mandrágora aborda violência sobre mulheres

Com estreia marcada para 11 de março, o espetáculo da Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, expõe as angústias, perdas e medos de diversas personagens femininas confrontadas com a violência.

"Corações Rasgados" é a nova produção da Companhia Mandrágora. Foto: Pedro Sardinha


A peça “Corações Rasgados”, que se estreia a 11 de março, na Casa Branca de Gramido, em Gondomar, expõe as angústias de diversas personagens femininas “confrontadas com um mal comum”, o abandono e maus-tratos.

Em comunicado, a Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora revelou que a sua mais recente criação, “Corações Rasgados”, estreia-se a 11 e 12 de março, às 21:30, na Casa Branca de Gramido, em Valbom, no concelho de Gondomar, distrito do Porto.

O projeto “Corações Rasgados” arrancou em janeiro de 2019, com a realização de laboratórios de experimentação cénica para jovens e mulheres.

A interrupção devido à pandemia da covid-19 permitiu à companhia “trabalhar dramaturgicamente” o projeto, criando “densidade nas personagens” para falar sobre a violência contra as mulheres, temática “tão fraturante na sociedade”.

“Mas porque é que ainda hoje precisamos de falar da violência sobre as mulheres?”, questiona a companhia, lembrando que o mundo simbólico e metafórico da criação permite “compreender a sociedade”.

O espetáculo de marionetas “Corações Rasgados” expõe as angústias, perdas e medos de diversas personagens femininas que, no bairro da boa esperança, as vão desfilando e partilhando, acrescentou o comunicado da companhia.

“Viajamos por este bairro como espectadores de muitas vidas que teimam em ser confrontadas com um mal comum, o abandono e os maus-tratos”, salientou a companhia.

Da direção artística de Clara Ribeiro, o espetáculo é também “musical, poético e repleto de imagens” que conduzem ao questionamento “sereno e participativo”.

“A marioneta é nada mais que a ferramenta artística que nos transporta”, salienta a companhia.

Interpretado por Clara Ribeiro e Ana Maria Pinto, a peça tem a duração de uma hora.

O projeto “Corações Rasgados” é apoiado pelo Ministério da Cultura e pelas câmaras municipais de Gondomar e de Espinho, tendo como parceiros a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Espinho, a NOVATERRA – Associação Cultural Arte e Ambiente e a Rede Social de Gondomar.


por Lusa e Renascença | 14 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,761,707