"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Literário Luis Sepúlveda e novidades literárias marcam a presença da Porto Editora no 23.º Correntes d'Escritas

Francisco José Viegas, Adolfo Luxúria Canibal, Manuel Jorge Marmelo e Carla Pais são alguns dos autores convidados do evento literário que acolhe ainda a pré-apresentação do álbum biográfico de José Saramago. 


Depois de uma atípica edição online em 2021, autores e livros regressam a terras poveiras para a 23.ª edição do Correntes d’Escritas. A decorrer de 23 a 26 de fevereiro, o extenso programa deste festival inicia com o anúncio do vencedor do Prémio Literário Luis Sepúlveda, que promete ser um dos momentos marcantes da Sessão de Abertura do Correntes d’Escritas. Na mesma ocasião, será conhecido o vencedor do Grande Prémio Literário Casino da Póvoa, que conta com dois livros publicados pelo Grupo Porto Editora entre os 14 finalistas: Os Doentes do Doutor García, de Almudena Grandes, e Chuva Miúda, de Luis Landero. Mas a presença da Porto Editora vai muito para lá dos prémios.

No capítulo das novidades literárias, destaque para as apresentações, em primeira mão, dos livros Um cão deitado à fossa, de Carla Pais, O Crespos, de Adolfo Luxúria Canibal e A Última Curva do Caminho, de Manuel Jorge Marmelo. Estes autores estarão também presentes nas mesas de debate que marcam a agenda do festival, para as quais está ainda confirmada a participação de Filipa Leal.

Quem marcará presença ao longo de toda esta edição do Correntes d’Escritas é Valter Hugo Mãe. No dia da abertura, às 17:00, o autor inaugura a exposição Parece um pássaro, mas é um pirilampo ou um louva-a-deus. Nesta mostra, patente até ao final do festival na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, os visitantes poderão ver algumas das ilustrações e cadernos de apontamentos que nasceram e acompanharam o autor na escrita de Contra Mim, obra vencedora do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB de 2020.

No programa, destaque ainda para dois momentos verdadeiramente únicos: a conversa em torno da reedição de Morte no Estádio e do 30º aniversário de Jaime Ramos, o inspetor da PJ protagonista de mais de uma dezena de livros de Francisco José Viegas, e a pré-apresentação de Saramago – Os seus nomes, um álbum biográfico com edição de Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel, resultante de uma parceria com a Fundação José Saramago no âmbito das celebrações do centenário do prémio Nobel português.

Num outro registo, Adolfo Luxúria Canibal encerra a noite de sexta-feira com Estilhaços. O espetáculo de spoken word baseado no livro homónimo sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett às 22:00. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,013