"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Almas fugindo dos seus passados

Porto Editora apresenta aos leitores portugueses A Mãe de Frankenstein, o último livro publicado em vida por Almudena Grandes.


Em A Mãe de Frankenstein, Almudena Grandes regressa ao período mais difícil da história de Espanha. Partindo de um homicídio muito mediático, a autora tece um enredo que recorda a crueldade do nacional-catolicismo na Espanha da década de 50 do século passado. Rigor histórico, verosimilhança das personagens e dos diálogos, bem como uma narrativa cinematográfica marcam o novo livro desta importante voz, recentemente falecida, da literatura vizinha. Considerado pelos principais jornais espanhóis um dos melhores livros de 2020, já vendeu mais de 200 mil exemplares em Espanha e será em breve adaptado a série da Netflix.

O livro já se encontra em pré-venda.

SOBRE O LIVRO
A Mãe de Frankenstein
Em 1954, o psiquiatra Germán Velázquez regressa a Espanha para trabalhar no manicómio feminino de Ciempozuelos, a sul de Madrid. Depois de partir para o exílio em 1939, viveu quinze anos na Suíça, onde foi acolhido pela família do doutor Goldstein. Naquela instituição psiquiátrica, Germán reencontra Aurora Rodríguez Carballeira, uma mulher inteligente e paranoica, tristemente célebre por matar a tiro a própria filha. Ali conhece também María Castejón, que cuida dela com enorme desvelo e gratidão. A amizade que acaba por nascer entre a jovem auxiliar e o doutor Velázquez leva o leitor a descobrir não apenas a sua origem humilde como neta do jardineiro da instituição, os anos de criada em Madrid e a infeliz história de amor que protagonizou, mas também o que levou Germán a abandonar a tranquilidade suíça e regressar a Espanha. Almas gémeas a fugir dos seus passados, ambos querem dar uma oportunidade a si próprios, porém vivem num país humilhado, onde os pecados se convertem em crimes, e o puritanismo – defendido pelo regime de Franco – encobre todo o tipo de abusos.

Título: A Mãe de Frankenstein
Autora: Almudena Grandes
Tradução: Rita Almeida Simões
Páginas: 512
PVP: 22,00€

Ver primeiras páginas

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Grandes desenha uma coreografia entre personagens reais e fictícias marcadas por um enorme rigor histórico.»
El País

«Uma cascata de soberba ficção e verosimilhança, sem fissuras. Um imenso prazer literário.»
Babelia

«A precisão infalível de Grandes ao evocar a atmosfera de uma sociedade dominada pelo medo combina com o brilho do seu monólogo interior.»
The Times

SOBRE A AUTORA
Almudena Grandes
Almudena Grandes (1960-2021) nasceu em Madrid. O seu primeiro livro, Las Edades de Lulú, foi aclamado e premiado pela crítica. Posteriormente, romances como Te Llamaré Viernes, Los Aires Difíciles e Besos en el Pan converteram-na numa das mais consolidadas e importantes autoras da literatura espanhola atual. Em 2010, publicou Inés y la Alegria, o primeiro de uma série intitulada «Episodios de Una Guerra Interminable», que continuou com El Lector de Julio Verne (2012), Las tres bodas de Manolita (2014) e Os Doentes do Doutor García (2017), galardoado no ano seguinte com o Prémio Nacional de Narrativa e com o Prémio Liber, finalista do Prémio Casino da Póvoa 2022 e publicado em Portugal pela Porto Editora. A Mãe de Frankenstein é o quinto título desta série de enorme sucesso.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,725,929