"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Obras-primas da sétima arte evocam extinto Estúdio Apolo 70

Polonsky, Eisenstein, Orson Welles e Spielberg são alguns dos realizadores que marcam presença neste ciclo de cinema que decorre entre fevereiro e abril, na Casa das Imagens Lauro António.

Foto: CM Setúbal Foto: CM Setúbal


Uma criteriosa escolha de obras-primas mundiais estreadas numa das principais salas de cinema portuguesas, o extinto Estúdio Apolo 70 (Lisboa), dá origem a um ciclo de cinema a exibir na Casa das Imagens Lauro António, em Setúbal, nos meses de fevereiro e abril.

Organizada pela Câmara Municipal de Setúbal por ocasião dos 50 anos da inauguração do Estúdio Apolo 70, a iniciativa vai apresentar, aos sábados à tarde, perto de uma dezena de filmes que se estrearam em Portugal, na sala reconhecida pelo seu ambiente e qualidade da programação apresentada.

“Com capacidade para 300 espetadores, o Estúdio Apolo 70, localizado na Avenida Júlio Dinis, em Lisboa, no interior do centro comercial Apolo 70, foi programado pelo cineasta e crítico Lauro António, desde a inauguração, a 26 de maio de 1971, até meados dos anos de 1980”, refere o município sadino, numa nota enviada à Renascença.

Além da programação cinematográfica, a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo acolhe, até 2 abril, a exposição intimista “Sala-Estúdio Apolo 70”, com parte da coleção particular de Lauro António.

Entre as várias peças expostas, contam-se documentos, cartazes, fotografias e bilhetes de cinema. A mostra, que tem entrada livre, pode ser visitada de segunda-feira a sábado.

Polonsky, Eisenstein e Orson Welles entre os realizadores escolhidos

Com a presença do realizador Lauro António, o ciclo de cinema abre no dia 12 de fevereiro, com a apresentação do filme “O Vale do Fugitivo”, de Abraham Polonsky.

Trata-se do “western escolhido para a inauguração da sala lisboeta, marcado pela polémica por ser uma metáfora da guerra do Vietname”, lembra a autarquia setubalense.

Realizado por Polonsky em 1969, com interpretação de Robert Redford, Susan Clark, Katherine Ross e Robert Blake, o filme marcou o inicio de uma nova era para o cinema em Portugal, marcada pela qualidade cinematográfica, proveniente, quer dos estúdios norte-americanos, quer de outros países.

Segue-se, a 19 de fevereiro, “Ivan, O Terrível”, uma das obras-primas da história do cinema soviético, de Serguei Eisenstein e, uma semana depois, no dia 26, o filme “Jerry 8¾”, de Jerry Lewis.

“Entre março e abril, são exibidos outros cinco filmes que passaram pelo Apolo 70, que apostou no cinema de “intransigente qualidade” e com liberdade de ação da parte da Filmes Lusomundo, a entidade que explorava a sala”, indica a câmara.

“História Imortal”, de Orson Welles, “A Grande Ilusão”, de Jean Renoir, “A Promessa”, de António de Macedo, e “Um Assassino pelas Costas”, de Steven Spielberg, são apresentados, respetivamente, nos dias 5, 12, 19 e 26 de março.

O evento encerra a 2 de abril com “American Graffiti: Nova Geração”, de George Lucas, película que retrata a sociedade americana no início da década de 70.

Os mais novos também não são esquecidos. A organização programou para a manhã do dia 19 de fevereiro, uma sessão dedicada ao público infantojuvenil, exibindo “Os Contos de Beatrix Potter”, de Reginald Mills.

A entrada é gratuita, mas sujeita a limite máximo de participantes. As reservas antecipadas devem ser feitas pelo telefone 969 754 116 ou pelo endereço de correio eletrónico casadasimagens@mun-setubal.pt.


por Rosário Silva in Renascença | 28 de janeiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,968