"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Breve História da Filosofia Moderna: clássico de Roger Scruton tem nova edição

No mês em que se assinalam dois anos após o falecimento de Roger Scruton, a Guerra e Paz reedita um dos livros mais relevantes do filósofo britânico: a Breve História da Filosofia Moderna.


Um levantamento lúcido e atualizado dos principais filósofos modernos da tradição ocidental, desde René Descartes a Ludwig Wittgenstein, neste que se tornou num clássico no estudo da filosofia. A nova edição estará disponível, na rede livreira nacional e no site da editora. 

Uma visão sintética da história da filosofia moderna numa perspetiva analítica. Foi esta a proposta que Roger Scruton, um dos mais importantes filósofos britânicos das últimas décadas e um pensador tão brilhante quanto polémico, apresentou ao mundo em 1981, com a publicação da Breve História da Filosofia Moderna.  

Uma notável introdução à história da filosofia, escrita num estilo lúcido e acessível, passa em revista todos os principais filósofos da tradição ocidental, desde René Descartes, o fundador da filosofia moderna, a Ludwig Wittgenstein, um dos mais importantes filósofos do século XX. Entre os mais influentes pensadores dos últimos séculos, contam-se nomes como Espinosa, Leibniz, Locke, Hobbes, Hume, Hegel, Kant, Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Marx ou Sartre. 

Conciso, mas rico em conteúdo, viria a tornar-se um dos livros mais relevantes do autor e um clássico da história da filosofia, tendo sido não só elogiado, como amplamente traduzido e publicado, em todo o mundo, ao longo das últimas quatro décadas. Para o jornal norte-americano Salon, o segredo do sucesso estaria no talento de Scruton para comunicar filosofia. «Na sua obra como filósofo e homem ligado à estética, Scruton reduz exaustivamente as coisas aos princípios básicos; nos seus livros para curiosos não especialistas, mostra-se um divulgador de primeira ordem, ao nível de David Attenborough ou de John Keegan.» 

Reconhecida também pela academia, a obra mereceu o tributo de Alan Ryan, professor da Universidade de Oxford, que a considerou «um livro que podemos oferecer a qualquer pessoa interessada em filosofia e ficar seguros de que aprenderá muito com ele». Já o professor e escritor Gordon Graham, autor de The Internet: A Philosophical Inquiry, concluiu mesmo que «dificilmente alguém podia fazer uma Breve História da Filosofia Moderna melhor do que Scruton». 

A Guerra e Paz reedita agora a obra, na versão revista e melhorada pelo autor nos anos 90. Uma tradução de Carlos Marques. Breve História da Filosofia Moderna estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 25 de janeiro. Do mesmo autor, a Guerra e Paz publicou também os livros Como Ser Um ConservadorO Ocidente e o RestoGuia de Filosofia para Pessoas Inteligentes e Beleza.
 

Breve História da Filosofia Moderna 
Roger Scruton
Não-Ficção / Ensaio
344 páginas · 15x23 · 19€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,918