"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Violeta", o novo romance de Isabel Allende que marca a comemoração de 40 anos de vida literária

Violeta é um romance de celebração. De 80 anos de vida, de 40 de percurso literário – iniciado com o fulgurante sucesso de A Casa dos Espíritos – e de um modo de narrar histórias que caracteriza a escritora chilena.


Escrito durante este período de pandemia, Violeta nasce com a vontade da autora de contar a história de Doña Panchita, a sua mãe (falecida em 2018). O registo biográfico não resistiu à influência da ficção e, assim, surge a protagonista deste romance: a mulher que teria querido que fosse a sua mãe, se tivesse podido ter a força de vontade, a independência e a capacidade de se sustentar sozinha, como tem Violeta.

E é pela voz de Violeta del Valle, nascida em 1920, que o leitor é conduzido através de 100 anos de história, delimitada pelas pandemias de Gripe Espanhola e de COVID-19. Numa emocionada carta de despedida, esta recorda os extremos de uma tão longa vida – os tempos de riqueza e pobreza, de luto e alegria, da mais incandescente paixão e da mais profunda mágoa –marcada pelos momentos mais determinantes do século XX.

Contado a partir deste olhar único, de paixões intensas, com uma vida plena de sobressaltos, Violeta é um romance épico, inspirador e emotivo, ao melhor estilo de Isabel Allende.



SOBRE O LIVRO
Violeta
Violeta del Valle é a primeira rapariga numa família de cinco irmãos truculentos. Nasce num dia de tempestade, em 1920, quando ainda se sentem os efeitos devastadores da Grande Guerra e a gripe espanhola chega ao seu país natal, na América do Sul.
Graças à ação determinada do pai, a família sairá incólume desta crise, apenas para ter de enfrentar uma outra: a Grande Depressão. A elegante vida urbana que Violeta conhecia até então muda drasticamente. Os Del Valle são forçados a viver numa região selvagem e remota, onde Violeta atinge a maioridade e viverá o primeiro amor.
Décadas depois, numa longa carta dirigida ao seu companheiro espiritual, o mais profundo amor da sua longa existência, Violeta relembra desgostos amorosos e apaixonadas relações, momentos de pobreza e de prosperidade, perdas terríveis e alegrias imensas. A sua vida será moldada por alguns dos momentos mais importantes da História: a luta pelos direitos da mulher, a ascensão e queda de tiranos, os ecos longínquos da Segunda Guerra Mundial.
Contado a partir do olhar de uma mulher determinada, de paixões intensas, com uma vida plena de sobressaltos, Violeta é um romance épico, inspirador e emotivo, ao melhor estilo de Isabel Allende.

Título: Violeta
Autora: Isabel Allende
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 360
PVP: 18,80€

Ver primeiras páginas

SOBRE A AUTORA
Isabel Allende
Nasceu em 1942 no Peru. Viveu no Chile entre 1945 e 1975, com largos períodos de residência noutros locais, na Venezuela até 1988 e, desde então, na Califórnia. Em 1982, o seu primeiro romance, A casa dos espíritos, converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana. Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais.
A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas. Entre outras distinções, foi galardoada com o Prémio Nacional de Literatura do Chile e agraciada, em 2014, com a Medalha Presidencial da Liberdade, por Barack Obama. Em setembro de 2020 recebeu o Prémio Liber, outorgado pela Federación de Gremios de Editores de España, que a classifica como a autora latino-americana mais destacada da atualidade.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,751