"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Obras para instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche começam em fevereiro

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) informa que terá início no próximo mês de fevereiro a empreitada destinada à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL) na Fortaleza de Peniche, uma intervenção orçada em 2.995.803,55 de euros, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023.


Esta obra contempla as intervenções de reabilitação e remodelação  que são necessárias para adequar as estruturas existentes na Fortaleza de acordo com o previsto no projeto aprovado, da responsabilidade do Atelier Ar4 (Évora), sob coordenação do arquiteto João Barros Matos.

A consignação da empreitada de instalação do MNRL ocorreu a 30 de dezembro de 2021, na sequência de lançamento de concurso público e após conclusão de toda a tramitação administrativa subsequente.

Prevê-se que em determinadas fases da obra o MNRL possa ter que encerrar temporariamente ao público, uma situação que será a seu tempo comunicada através dos canais institucionais do Museu e da DGPC.

Mais informação sobre o projeto de arquitetura pode ser consultada AQUI.

Sobre o MNRL

Em 2016, o Governo português decide instalar na Fortaleza de Peniche o Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL). Esta decisão concretiza-se na Resolução da Assembleia da República n.º 118/2017, de 7 de abril, e na Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/2017, de 5 de junho, que determina a elaboração de um plano de recuperação da Fortaleza para instalação de um Museu Nacional dedicado à Resistência do povo português ao regime repressivo, à luta pela Liberdade e pela Democracia. Paralelamente, a Portaria n.º 260/2017, de 10/08/17, define a afetação do monumento à DGPC.

A DGPC enceta então um conjunto de ações visando a recuperação e a valorização da Fortaleza, tendo por objetivo a instalação do futuro Museu. Em primeiro lugar procedeu-se ao lançamento de um concurso público para conceção do projeto de arquitetura, que resultou na escolha da proposta apresentada pelo Atelier Ar4, e que viria a ser entregue em janeiro de 2020.

Para preparar a reabertura da Fortaleza ao público, que simbolicamente aconteceu a 25 de Abril de 2019, a DGPC, através do seu Departamento de Estudos, Projetos, Obras e Fiscalização (DEPOF), promoveu diversas intervenções no monumento destinadas a suster a degradação e a recuperar as muralhas mais expostas e danificadas da frente marítima e da envolvente exterior dos edifícios prisionais.

De igual modo foram realizados os trabalhos de construção do Memorial aos Presos Políticos e de montagem da exposição temporária “Por Teu Livre Pensamento”, patente desde essa data.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,529