Notícias
Orquestra Geração recebe Estatuto de Utilidade Pública
A Orquestra Geração recebeu, no dia 6 de janeiro de 2022, o Estatuto de Utilidade Pública, atribuído pelo Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, pelo prazo de 10 anos.
O reconhecimento é atribuído à Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (AOSJSP) que tem desenvolvido, desde 2007, atividades de interesse social na área da música, nomeadamente o projeto Orquestra Geração, que promove a inclusão social e consiste na formação musical de crianças e jovens de bairros sociais e economicamente desfavorecidos.
Para o Diretor da Orquestra Geração, António Wagner Diniz, “Muito nos orgulha este reconhecimento que nos foi atribuído pelo trabalho que temos desenvolvido desde 2007 e o qual já impactou 10000 crianças e jovens. Este Estatuto motiva-nos a prosseguir o nosso trabalho e a impactar cada vez mais crianças.”.
Sobre a Orquestra Geração:
Considerada entre as 50 melhores práticas de inclusão e desenvolvimento, de toda a União Europeia, em 2013 e 2014, e recetora da medalha de ouro das comemorações dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Humanidade, atribuída pela Assembleia da República em 2018, a Orquestra Geração, criada em 2007, é um projeto de cariz social para jovens que visa formar, promover a inclusão social e fomentar o desenvolvimento pessoal e comunitário dos mesmos através da música.
Em pouco mais de dez anos, a Orquestra Geração cresceu e reúne mais de 2000 crianças e jovens, distribuídos pelos concelhos de Amadora, Almada, Vila Franca de Xira, Lisboa, Oeiras, Loures, Sesimbra e Coimbra. Este ano iniciou, em Tondela e Castanheira de Pera, o projeto Comunidades Geração, apoiado pelo POISE, pela Câmara Municipal de Tondela e Câmara Municipal de Castanheira de Pera, Associação D.Pedro V e Orquestra Clássica do Centro.
Para conhecer mais sobre o projeto da Orquestra Geração, visitar o website: orquestra.geracao.aml.pt