"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PortoCartoon 2022 terá como temas a Educação e Igualdade de Género

Festival promovido pelo Museu Nacional da Imprensa vai também homenagear Gago Coutinho, no centenário da travessia do Atlântico Sul, e a ativista ambiental sueca Greta Thunberg.

 A Peste, de Cau Gomez, trabalho vencedor do Porto Cartoon 2021 DR


Esta será a terceira edição em que o festival promovido pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) olha para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), depois de, em 2020, ter versado sobre Fome, Pobreza e Desigualdades e, em 2021, ter olhado para a Saúde. A exposição relativa a este tema está, de resto, patente na Galeria Internacional do Cartoon do museu portuense até ao final do próximo mês de março: o vencedor da edição deste ano foi o brasileiro Cau Gomez, com o trabalho A Peste, “uma metáfora de humor negro sobre as ameaças do tempo presente”, diz o comunicado do MNI.

Para a edição do próximo ano, o Porto Cartoon World Festival irá pensar os ODS 4 e 5: a Educação e a Igualdade de Género, adiantou a organização numa conferência de imprensa online realizada na final da semana passada.

O diretor do museu, Luiz Humberto Marcos, adiantou que as figuras homenageadas da edição de 2022 serão o aviador Carlos Gago Coutinho, “porque no próximo ano se celebra a travessia do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro”, e Greta Thunberg, uma “ativista que surgiu de uma tomada de posição inicialmente muito isolada e que depois conseguiu agregar o mundo todo”.

“Temos procurado homenagear sempre uma pessoa viva e uma pessoa que já nos deixou, mas que deixou um legado muito importante”, frisou o responsável, realçando que “a caricatura é para brincar, é para fazer rir, mas é para homenagear através do riso”.

Na videoconferência estiveram também presentes representantes das entidades parceiras, que farão parte do júri do certame. Anna-Paula Ormeche, representante da Comissão Nacional da UNESCO, destacou a “relevância dos principais temas escolhidos para 2022” e que o cartoon é uma “ferramenta de elevado valor educativo”.

Também Maria José Magalhães, presidente da UMAR – União de Mulheres, Alternativa e Resposta, realçou o “significado cultural e simbólico desta iniciativa”. “O cartoon é uma ferramenta fundamental, aquilo que o povo costuma dizer, uma bofetada de luva branca, ou seja, é lutar, de forma pacífica, com a ironia e o argumento”, afirmou, frisando a luta pela “Igualdade de Género consubstanciada no equilíbrio da hierarquia social, que assenta nas relações de poder de género”.

Para Joaquim Peixoto, da Associação Ambiental Zero, o “humor sofisticado é também uma forma de intervir na sociedade, tal como a Zero o faz”.

Os Museus da Marinha e do Ar assumiram o compromisso com esta iniciativa, integrando o júri e apoiando a itinerância da mostra, e saudaram a pertinência da homenagem a Gago Coutinho.


por Lusa e Público | 21 de dezembro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,981