"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Eduarda Barata, Carla Kitsuta e Tainá Fonseca recebem Prémio Científico Mário Quartin Graça 2021

O Presidente Executivo do Santander em Portugal, Pedro Castro e Almeida, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da Casa da América Latina, Carlos Moedas, entregaram o Prémio Científico Mário Quartin Graça 2021. Eduarda Barata, Carla Kitsuta e Tainá Fonseca foram as vencedoras da edição deste ano.


Eduarda Barata
, de nacionalidade portuguesa, venceu na categoria de Ciências Sociais e Humanas com a tese A Retórica do Poder em Dinossauro Excelentíssimo de José Cardoso Pires e El Otoño del Patriarca de Gabriel García Márquez. O trabalho foi apresentado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. O Júri considerou que “o estudo analisa com grande mestria e originalidade estas duas novelas de ditadura e ditador, recorrendo à metodologia comparatista. O resultado desta inovadora análise é um importante contributo para o estudo literário de uma série de temáticas de grande atualidade: o autoritarismo, a ditadura e a violência”.

Carla Kitsuta, de nacionalidade brasileira, que assistiu à cerimónia por videoconferência, destacou-se na categoria de Ciências Económicas e Empresariais com o trabalho Engajamento Corporativo com Startups: Ambiente de Negócios, Capacidades em Gestão da Inovação e Modos de Engajamento, defendida na Universidade Estadual de Campinas. “A tese explora a influência do ambiente de negócios, das capacidades de inovação e das estratégias das empresas na adoção de modos de relacionamento específicos das empresas com startups”, referiu o Júri sobre este trabalho.

Tainá Fonseca, de nacionalidade brasileira, foi distinguida na categoria de Tecnologia e Ciências Naturais, com um trabalho apresentado na Universidade do Algarve. Nas palavras do Júri, a tese Environmental Risk Assessment and Toxicity of Pharmaceuticals in Coastal Tropical and Temperate Organisms “foca-se nos efeitos de um tipo específico de medicamentos anticancerígenos que atuam sobre determinadas componentes das células e em fases críticas do ciclo celular, que têm consequências potencialmente sérias nos ecossistemas marinhos. Este trabalho contribui assim, de forma relevante, para a redução do impacto ambiental e a sustentabilidade do planeta”.

Cada investigador recebe um prémio pecuniário de 3.000 euros. A eleição dos vencedores teve em consideração fatores como a originalidade do tema, relevância no âmbito do estreitamento de relações entre os países referidos e a qualidade da investigação.

O Prémio Mário Quartin Graça é uma parceria do Banco Santander e da Casa da América Latina que distingue anualmente as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina, e que celebrou este ano a sua 12ª edição.

Legenda da foto (da esq. para a dir.): Manuela Júdice, Secretária-Geral da Casa da América Latina; Pedro Castro e Almeida, Presidente Executivo do Santander em Portugal; Tainá Fonseca; Maria do Carmelo Quartin Graça; Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da Casa da América Latina; Eduarda Barata; Alberto Laplaine Guimarães, Secretário-Geral da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da Comissão Executiva da Casa da América Latina; e João Paulo Velez, Diretor de Comunicação e Marketing Corporativo do Santander Portugal.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,700