"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sovereign Portuguese Art Prize: Um novo e prestigioso Prémio de Arte para Portugal

A Associação SAF, a filial Portuguesa da Sovereign Art Foundation (SAF) anuncia o lançamento de um prémio para artistas contemporâneos Portugueses e a sua diáspora, que será o maior prémio de arte anual do país.


A Sovereign Art Foundation foi fundada em 2003 por Howard Bilton, um empresário Britânico que também produz vinho no Alentejo e que se encontra agora baseado em Portugal, tendo se mudado de Hong Kong.

O Sovereign Portuguese Art Prize celebrará as práticas dos principais artistas contemporâneos e terá como objetivo beneficiá-los, aumentando sua exposição internacional.

Um painel de profissionais de arte independentes nomeou artistas para participar no Prémio, resultando em mais de 200 registos online. As inscrições online estão presentemente a ser avaliadas pelo painel de jurados especialistas que inclui artistas como Ai Weiwei, e Joana Vasconcelos bem como Vicente Todolí – Diretor Fundador do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

O concurso culminará com uma digressão expositiva de 30 artistas pré-selecionados, com início no Palácio das Artes, no Porto (13-30 de abril de 2022), antes de se mudar para a Sociedade Nacional de Belas-Artes em Lisboa (24 de maio a 18 de junho) e o Museu Berardo em Estremoz (22 de Junho a 15 de Agosto), seguindo-se mais uma exposição no Algarve (local a confirmar).

Um Grande Prémio de € 25.000 será concedido ao finalista cujo trabalho receber a pontuação mais alta do painel de jurados. O artista cujo trabalho se revelar mais popular junto do público será também reconhecido com um Prémio de Votação Pública de € 2.000. O público poderá votar online e nas exposições.

As obras selecionadas serão então vendidas com o objetivo de arrecadar fundos significativos para serem divididos igualmente entre a SAF e os artistas participantes. A SAF utilizará estes fundos para desenvolver programas de artes expressivas destinadas a apoiar crianças desfavorecidas em Portugal. Por meio de projetos semelhantes, incluindo o cobiçado Sovereign Asian Art Prize, a SAF arrecadou US $ 10 milhões para artistas e organizações de caridade em todo o mundo.

Howard Bilton, Fundador e Presidente da SAF, comentou: “Como novo residente em Portugal, tinha vontade de me envolver na cena artística nacional. A maneira mais óbvia de o fazer parecia ser criar um prémio de arte, tendo sido feito com tanto sucesso na Ásia nos últimos 18 anos e recentemente lançado um na África. A reação das galerias, artistas, profissionais da arte e da comunidade artística em geral tem sido extremamente positiva e estamos maravilhados com as descobertas que fizemos, mostrando grande profundidade no mercado da arte portuguesa. Este prémio irá ajudar talentos artísticos estabelecidos e novos, mostrando o seu trabalho a um público mais vasto, ao mesmo tempo que angaria fundos substanciais, que iremos utilizar para apoiar crianças desfavorecidas em Portugal. Como uma instituição de caridade líder nas artes e organizadora do maior prémio de arte da Ásia-Pacífico, a SAF está entusiasmada em trazer esta experiência para Portugal”.

Prof. João Paulo Queiroz, Presidente do Conselho de SNBA, disse da iniciativa: “A Sociedade Nacional de Belas Artes tem o prazer de participar neste grande prémio de arte da Sovereign Art Foundation. Juntos temos a certeza de que podemos conquistar uma sociedade melhor com maior consciência social e cultural e apresentar projetos inovadores relacionados às artes visuais.”

Os 30 artistas selecionados serão anunciados em fevereiro de 2022, antes que os jurados concluam uma segunda ronda de avaliações para determinar o vencedor do Grande Prémio. Juntando-se a Joana Vasconcelos, Ai Weiwei e Vincente Todolí no painel de jurados estão: David Elliott - escritor freelance, curador e ex-Diretor Fundador do Mori Art Museum; Tóquio; Maura Marvão - Chefe da Phillips em Portugal e Espanha; Phillippe Vergne - curador francês e diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves; Tim Marlow - Ex-Diretor Artístico da Royal Academy of Arts.

Detalhes sobre a programação do prémio, processo de nomeação e inscrição, lista de nomeadores e termos e condições estão disponíveis no site da SAF.

Simultaneamente, A SAF vai também organizar o Prémio Sovereign Art Foundation para Alunos, Portugal 2022; um prémio anual que celebra a importância da arte no sistema de ensino e reconhece a qualidade das obras produzidas por alunos do ensino secundário em Portugal. Os professores foram convidados a nomear os seus 5 alunos mais talentosos para inscrever os seus trabalhos online. As obras dos 30 finalistas, selecionados por um júri separado, serão exibidas juntamente com os trabalhos profissionais no Porto e em Lisboa, dando aos visitantes a oportunidade de ver os trabalhos de artistas profissionais ao lado do potencial talento do futuro.

Carla Mouro, CEO da Fundação da Juventude, disse sobre a iniciativa do Prémio dos Alunos: “É com grande satisfação que fazemos uma parceria com a Associação SAF e fazemos parte do Prémio para Alunos da Sovereign Art Foundation, e mal podemos esperar por ver as obras produzidas pelos jovens artistas deste país. Estamos muito entusiasmados por ver que artistas contemporâneos talentosos serão selecionados e exibidos nas belas salas do Palácio das Artes, no Porto. A Fundação da Juventude, desde a sua fundação, está ligada às artes e acredita no potencial dos jovens. A Fundação da Juventude tem desenvolvido muitos programas ligados às artes e a sua sede tem o nome de Palácio das Artes, pelo que estamos muito entusiasmados com esta parceria.”

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,766,111