"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Neste Natal, ofereça Cultura

A Cultura Santa Casa proporciona aos residentes da cidade, visitantes e turistas, uma oferta de edifícios arquitetonicamente deslumbrantes, cheios de tesouros históricos por descobrir.


Memórias, acontecimentos, documentação e arte estão impressos nos livros editados pela instituição. Para os apreciadores da história da Capela de São João Baptista saiu recentemente o livro Memórias - A capela de São João Baptista da Igreja de São Roque, Lisboa, da historiadora Angela Delaforce, que reúne memórias e testemunhos de ilustres estrangeiros que visitaram a Igreja de São Roque entre 1750 e 1968. O catálogo do museu de São Roque foi também reeditado, com conteúdos revistos e aumentados.

Já a coleção Património lançou o IV volume, dedicado ao Convento São Pedro de Alcântara, em que os 400 anos da beatificação de São Francisco Xavier, pelo Papa Paulo V, a 25 de outubro de 1619, foram lembrados no livro Missão, espiritualidade e arte em São Francisco Xavier.  

Para os mais novos, foi lançada A vida extraordinária de São Roque em formato ludo didático, uma publicação cheia de curiosidades históricas.

Retratando uma sociedade em que desigualdade está mais presente do que o desejável, Lição de coisas: uma história do Lar Branco Rodrigues fala sobreuma casa destinada a jovens deficientes visuais, vanguardista para a época e atualmente com um século de história.

Tendo 2021 sido mais um ano de contexto pandémico, afigura-se cada vez mais urgente pensar no envelhecimento. Nesse sentido, a Santa Casa editou Políticas Públicas na Longevidade  e Longevidade: Conhecimentos e Praticas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, dois livros onde peritos e parceiros sociais se juntam para debater o assunto.

A saúde física e mental dos mais vulneráveis também não foi esquecida. Publicações digitais como Casos de sucesso do atendimento da SCML e Estudo sobre Conhecimentos, Comportamentos e Hábitos de Saúde e Higiene Oral antes e durante o Período de Pandemia são exemplos disso. A estimulação cognitiva dos mais velhos continua também a ser uma preocupação das famílias na prevenção das doenças neurológicas. Neste contexto, surgem os Cadernos de Exercícios de Estimulação Cognitiva, a publicação mais vendida na Feira do Livro, em Lisboa. 

Pode ainda atualizar-se no que toca a boas causas, lendo os artigos do mais recente número dos Cadernos Técnicos da Misericórdia de Lisboa. Conheça-os na loja online e fique atento às novas edições.

As nossas portas estão abertas, visite-nos!
https://lojadacultura.scml.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,028,522