"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Lançado o primeiro manual de boas-práticas para agentes artísticos e culturais

Com a coordenação editorial de Bruno Costa e Daniel Vilar, este é o primeiro manual português de boas práticas de organização de eventos artísticos no espaço público, uma iniciativa da Bússola, integrada no projeto Outdoor Arts Portugal.


O “Manual de Boas Práticas para a Organização de Eventos Artísticos no Espaço Público”, baseado na realidade nacional e orientado pela estratégia europeia e as tendências estéticas e dramatúrgicas atuais, pretende contribuir para o desenvolvimento setorial integrado das artes de rua em Portugal. 

O projeto foca uma componente de investigação histórica e de boas práticas, exposta em contraponto com o contexto legal e regulamentar nacional, através de estratégias colaborativas e transdisciplinares, envolvendo convidados com diferentes perfis e experiências no contexto da criação artística para o espaço público. 

Ao longo de 161 páginas, reúnem-se informações, opiniões, exemplos concretos, metodologias específicas e abordagens diferenciadas de contextos de criação artística distintos. O resultado é uma visão integrada e um resumo prático corporizados num manual indispensável para a capacitação dos profissionais do setor - artistas, produtores e promotores -, e de apoio à qualificação das propostas programáticas para o espaço público, ao desenvolvimento de projetos com diferenciação dramatúrgica e com ligação às comunidades. 

“Este manual é sobretudo um guia prático e inspiracional, construído com o propósito estratégico de elevar a qualidade conceptual e de produção de eventos artísticos no espaço público português. É importante que se observe a arte, e as artes de rua em particular, como uma ferramenta de desenvolvimento territorial, aproximando as comunidades da participação ativa, com reforço das vivências sociais e das competências democráticas”, explica Bruno Costa. 

“Acreditamos que esta publicação é importante para pensar o espaço público como um ponto de encontro entre gerações e comunidades, estimular um pensamento criativo nos gestores culturais, para que o espaço público seja opção de fazer cultura nos dias de hoje, e contribuir para o desenvolvimento do domínio artístico em Portugal, a longo prazo”, complementa Daniel Vilar. 

O “Manual de Boas Práticas para a Organização de Eventos Artísticos no Espaço Público” é financiado pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes e tem o apoio do ARTCENA - Centro Nacional das Artes do Circo, da Rua e do Teatro de França. 

A edição física (2.000 exemplares) será distribuída pelos agentes do setor, bibliotecas públicas e municípios nacionais, promovendo uma ação de sensibilização para as características especiais e distintivas deste domínio artístico.

A versão digital, livre e gratuita, está disponível no website www.outdoorarts.pt. 

Manual de Boas Práticas para a Organização de Eventos Artísticos no Espaço Público
Coordenação: Bruno Costa e Daniel Vilar
Introdução e posicionamento: Stéphane Segreto-Aguilar
Contexto histórico e estado da arte: António Franco de Oliveira
Espaço público, comunidade e interligações: Luís Sousa Ferreira
Contexto legal e regulamentar: Alexandra Saraiva Fonseca

Desafios e perspetivas futuras: Jordi Duran i Roldós
Posfácio: Álvaro Domingues

Bruno Costa é doutorando em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro e leciona “Parcerias, Redes e Internacionalização nas Indústrias Criativas” na Universidade Católica Portuguesa, onde realizou o mestrado em Gestão de Indústrias Criativas. É membro eleito do steering committee da Circostrada Network.

Daniel Vilar é gestor cultural e de marketing. É licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM. A sua formação complementar inclui cursos especializados de Gestão de Eventos (Turismo de Portugal) e Gestão de Projeto, contando ainda com participação em conferências nas áreas de estratégia, inovação, marketing e turismo. 

Stéphane Segreto-Aguilar é responsável de relações internacionais do ARTCENA - Centro Nacional das Artes do Circo, da Rua e do Teatro de França e coordenador da CIRCOSTRADA, a rede europeia de circo contemporâneo e artes de rua. É mestre em Gestão Artística e Políticas Culturais Europeias. 

António Franco de Oliveira é codiretor da Companhia RADAR 360°. É um artista multidisciplinar. Trabalha nos domínios do teatro físico, artes do circo e música eletroacústica. Divide o seu trabalho pelas áreas da encenação, interpretação e pedagogia. Colabora regularmente como formador e encenador nas escolas artísticas em Portugal e no estrangeiro. 

Luís Sousa Ferreira é diretor do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, consultor artístico e de comunicação da Braga’27 – Candidatura à Capital Europeia da Cultura 2027. É docente na ESAD das Caldas da Rainha. É diretor artístico do projeto Aldear, na região do Tâmega e Sousa e fundador e diretor artístico do BONS SONS, festival comunitário de música portuguesa, em Cem Soldos – Tomar. 

Alexandra Saraiva Fonseca é advogada. Fundadora da ConsulArte, presta serviços de assessoria legal e fiscal especializada para o setor cultural e criativo. 

Jordi Duran i Roldós é docente da licenciatura em Artes Performativas na ERAM (Universidade de Girona) e diretor do Festival Z. Foi diretor artístico da FiraTàrrega (2011-2018) e codiretor do mestrado em Criação Artística para o Espaço Público da Universidade de Lleida, em parceria com a FiraTàrrega (2013-2017). 

Álvaro Domingues é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde também é investigador no CEAU - Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,579