"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Porque é infinito" estreia no Porto e nasce das palavras de "Romeu e Julieta"

O espetáculo adaptou a linguagem aos dias de hoje, revelando testemunhos sobre o que é afinal o amor, e criando em palco um “manual de instruções” sobre como aprender a curar-se de situações adversas quando se ama alguém.

Foto: Estela Silva/Lusa


“Porque é infinito”, de Victor Hugo Pontes, é um espetáculo que se estreia na quarta-feira no Teatro São João, Porto, inspirado no clássico de Shakespeare “Romeu e Julieta”, com 11 intérpretes a falar e dançar sobre o amor reinventado.

O ponto de partida do espetáculo “Porque é Infinito” são as palavras do Shakespeare, em “Romeu e Julieta”, reescritas por Joana Craveiro, “colocando 11 intérpretes em palco, na atualidade”, explicou aos jornalistas Victor Hugo Pontes, coreógrafo e diretor artístico desta ‘performance’, com estreia marcada para a próxima quarta-feira, dia 1 de dezembro, no Teatro Nacional São João, no Porto (TNSJ).

“Já te aconteceu? Já te aconteceu apaixonares-te? Já te aconteceu ficares com o coração despedaçado? Já te aconteceu tentares matar-te por amor? Já te aconteceu os teus pais obrigarem-te a fazer uma coisa que tu não querias? Perante os momentos que Shakespeare nos coloca na narrativa, eles como intérpretes de hoje em dia, que estão a interpretar estas personagens, colocam-se estas questões a eles mesmos”, explica Victor Hugo Pontes, à margem do ensaio para a imprensa.

As respostas dos intérpretes são “um jogo”.

“Pode ser verdade ou pode ser mentira tudo aquilo que ali vai acontecer. Não é biográfico, porque nem sempre eles estão a falar na primeira pessoa, porque estão a fazer teatro”, ressalva o diretor artístico.

“Porque é infinito” parte das palavras da tragédia amorosa “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, mas o espetáculo adaptou a linguagem aos dias de hoje, com termos como “old school” ou “swipe left”, “swipe right”, entre outros, revelando assim testemunhos sobre o que é afinal o amor, e criando em palco um “manual de instruções” sobre como aprender a curar-se de situações adversas quando se ama alguém.

Às palavras de Joana Craveiro une-se depois a linguagem corporal da dança onde os 11 intérpretes vão dançar ao som e ao ritmo da ação.

O ritmo das músicas e as coreografias especiais de Victor Hugo Pontes vão guiar o público por uma história de amor, onde vai haver beijos ardentes, consumação do amor e morte dos apaixonados. Tudo contando numa hora e meia de duração.

O espetáculo é para maiores de 12 anos, pode ser visto no TNSJ até ao próximo sábado, dia 4 de dezembro, às 19h00, e os ingressos variam entre 7,5 euros e os 16 euros.


por Lusa e Renascença | 30 de novembro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,769,634