Notícias
Prémio Nortear entregue na Culturgal a Pedro Rodríguez Villar
O 7º Prémio Nortear será entregue no próximo dia 27, pelas 13h00, no âmbito da programação da Culturgal, sendo lançada, nesse dia, a 8ª edição do prémio literário.
Direcionado a jovens escritores da Eurorregião Galicia - Norte de Portugal, a edição deste ano recebeu ao todo 46 candidaturas, 19 escritas em galego e castelhano e 27 em português. O júri premiou o conto “O Amor das Pedras” da autoria do jornalista Pedro Rodríguez Villar, de 24 anos, natural de Nigrán (Pontevedra) e residente no Norte de Portugal.
Uma “belíssima narrativa, fazendo uso de uma linguagem poética, onde sobressai um lirismo particularmente emotivo, um bom ritmo narrativo, para tratar os temas da violência contra a mulher e o do amor”, pode ler-se na ata do júri, presidido por Gonzalo Constenla, diretor da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela e constituído por Cecilia Fernández Santomé, escritora galega e vencedora da 3ª edição deste prémio; Ramón Nicolás, professor, crítico literário, tradutor e escritor galego; Ana Araújo, Professora do Ensino Secundário, Técnica Superior na Divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte e, por último, Carlos Lopes, editor, em representação da “Edita-me”.
O Prémio Literário Nortear é uma iniciativa do AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Consellería de Cultura, Turismo e Universidade da Xunta de Galicia e da Direção Regional de Cultura do Norte.
Pedro Rodríguez Vilar receberá o prémio no dia 27 novembro, juntando-se assim às jovens galegas Lara Dopazo, Cecilia Santomé e SabelaVarela e aos três portugueses, Rui Cerqueira Coelho, Sara Brandão e Célia Fraga, como vencedores deste prémio, consolidado como uma referência para a promoção dos jovens escritores da Eurorregião Galiciaa-Norte de Portugal.
O Prémio Literário Nortear conta já com 7 edições de sucesso, com aproximadamente 280 obras apresentadas a concurso, por jovens entre os 16 e 36 anos dos dois territórios. Dotado com 3.000 euros e publicação da obra vencedora, o Prémio Literário Nortear procura definir-se como um espaço cultural único e partilhado na Eurorregião. Os seus objetivos principais são: distinguir anualmente obras literárias originais de ambos lados da fronteira, incentivar a produção literária entre os jovens galegos e portugueses e favorecer a circulação e distribuição de obras literárias entre a Galiza e Portugal, para reforçar o diálogo cultural entre os dois territórios.
Esta iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER, no âmbito do Programa Interreg V A España – Portugal (POCTEP).