"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Teatro Municipal de Portimão - Tempo

Foto: C.M. Portimão


O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão abriu as suas portas ao público em 2008. Equipado com a tecnologia mais atual, o edifício tem cinco pisos, ocupa uma área de 4.700 metros quadrados e integra várias valências: dois auditórios, um com capacidade para 389 espectadores e outro com 125 lugares, salas de ensaio, um café-concerto, camarins individuais e coletivos, gabinetes de trabalho e diversos espaços polivalentes. A instalação deste equipamento cultural no antigo Palácio Sárrea, edificado em finais do século XVIII e do qual apenas foi mantida a fachada, teve por base uma estratégia de revitalização da zona histórica da cidade.

Dada a sua centralidade urbana, o TEMPO assume-se como um lugar de encontro no coração da cidade, estimulando a sociabilidade entre as diferentes comunidades locais e entre estas e os visitantes e os artistas.

O TEMPO tem mantido um catálogo de serviços traduzido numa programação qualificada multidisciplinar, apostando na representação de repertórios artísticos, clássicos ou contemporâneos, através da coprodução e difusão de manifestações nas artes de palco. De forma mais ou menos expressiva ao longo dos anos, tem desenvolvido uma estratégia de programação sustentada, com apoio à criação, adesão a redes (Algarve Cultural, Rede Azul, Rede Eunice) e proximidade com o setor cultural local e regional. Ao longo da sua história, pisaram os palcos do TEMPO estruturas artísticas de referência em Portugal, algumas pela primeira vez em Portimão, representativas da dança (contemporânea ou clássica), do teatro (clássico, experimental, de marionetas, infantil,…), da música (da eletrónica ao fado, passando pela pop/rock e músicas do Mundo) e do novo circo. Pelo meio promovemos festivais internacionais marcantes como “Cidades Invisíveis” (multidisciplinar), “Entrelaçados” (dança contemporânea), “Entre Mares” (multidisciplinar) e o "Festival Internacional de Piano do Algarve", entre outros, e demos palco a criadores locais de expressão nacional e internacional (como Maurícia Barreira Neves, Reflect, Môce dum Cabréste, Gabriel deRose, Sickonce...).

Apesar de não ser especialmente vocacionado para a exibição de cinema, o TEMPO conta no seu historial com algumas iniciativas na área, essencialmente de cariz cineclubístico, algumas periódicas outras de natureza pontual, para as quais encetou colaborações com associações locais, distribuidoras/produtoras e certames nacionais, como a Leopardo Filmes e a Festa do Cinema Francês.

Enquanto estrutura de acolhimento e teatro de proximidade, o projeto cultural do TEMPO caracteriza-se pela promoção da cooperação e articulação em rede entre os vários agentes de cultura – das associações locais aos promotores nacionais e internacionais. O programa de ação procura atingir uma base de equilíbrio na programação municipal, respeitando a diversidade dos públicos e atuando na sua formação, mas também, numa perspetiva de promoção de uma cidadania cultural participativa, dotando o tecido artístico e cultural local de condições - financeiras, técnicas, materiais - para que este se possa fortalecer.

Website: teatromunicipaldeportimao.pt/
F: facebook.com/TEMPOportimao/
I: @tempoportimao/

Fonte: Câmara Municipal de Portimão

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,550,989