"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Restauro na Capela-Mor da Sé do Porto revela pinturas murais

A abóbada da Capela-Mor da Sé do Porto terá tido pinturas murais. A confirmação surge numa altura em que decorrem as obras de reabilitação.

A obra visa resolver problemas estruturais e tratar das paredes exteriores. Foto: DRCN


É um dos monumentos mais visitados da cidade do Porto. A Sé do Porto está a ser alvo de obras de reabilitação desde abril. A intervenção na Capela-Mor confirma existência de pinturas murais em toda a abóbada. Construída a partir de 1606, com estrutura romano-gótica dos séculos XII e XIII, a Capela-Mor sofreu diversas remodelações no período barroco.

Em comunicado, a Delegação Regional de Cultura do Norte (DRCN) indica que “a equipa de investigação das universidades do Porto e do Minho analisa agora a hipótese de estas pinturas poderem estar integradas no programa decorativo concebido no século XVIII por Nicolau Nasoni para este espaço”.

Orçada em um milhão de euros, a obra que só deverá terminar no início do próximo ano é da responsabilidade do Cabido Portucalense e conta com a direção técnica da DRCN. A intervenção “visa antes de mais a resolução de problemas estruturais e a limpeza e tratamento das paredes exteriores”.

Quem vê de fora a Sé verifica as estruturas de andaimes e uma cobertura provisória, para garantir a “proteção até à total substituição do telhado”, explica o comunicado. Já no interior do monumento, uma tela gigante esconde “a azáfama diária de várias equipas de especialistas, desenvolvendo um minucioso trabalho de conservação e restauro da talha dourada, pintura e escultura da capela-mor”.

Exemplar de referência do barroco português, visitada anualmente por milhares de turistas, a Sé tem vindo a ser alvo de diversas intervenções desde 2009, no contexto da chamada operação “Rota das Catedrais”, promovida pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O restauro da capela-mor da Sé do Porto será mais tarde tratado em livro, uma publicação que reunirá “os resultados da investigação histórica em curso, descrevendo pormenorizadamente os trabalhos realizados”.

Segundo o comunicado da DRCN, a edição vai “integrar a coleção editorial Património a Norte” e “envolverá ainda o levantamento gráfico do edifício e um extenso registo fotográfico e videográfico dos trabalhos realizados, incluindo conteúdos multimédia, como vídeos, visitas virtuais, ‘time lapse’ e modelações 3D”.

Classificada como Monumento Nacional pela DGPC desde 1910, a Sé do Porto recebia antes do período pandémico “uma média de 30 mil visitantes por mês”.




por Maria João Costa in Renascença | 12 de novembro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,769,467