Notícias
Santander lança Prémio de Arte Edifício dos Leões
O Santander lançou o Prémio de Arte Edifício dos Leões, que tem como finalidade reconhecer e apoiar os artistas, promovendo a produção e a inovação artística.
Podem concorrer os artistas das áreas de artes plásticas, design ou cinema, apresentando uma obra a concurso subordinada ao tema “A Representação Humana”. Os candidatos devem ter também formação numa instituição nacional ou internacional reconhecida.
Serão selecionados três vencedores, que terão a oportunidade de expor as suas obras no Edifício dos Leões – Espaço Santander, integrando a exposição sobre o tema do “Retrato”, que será inaugurada ainda este ano. Receberão ainda um prémio monetário no valor bruto de 5.000 euros (3.000€ para o 1º classificado e 1.000€ para o 2º e 3º classificados).
As candidaturas decorrem até 26 de novembro e podem ser submetidas através de um formulário disponível no site do Banco: https://www.santander.pt/institucional/edificio-dos-leoes/premio-de-arte
Do Júri do Prémio fazem parte os seguintes nomes: Inês Oom de Sousa, Administradora do Banco Santander; Cristina Carvalho, Responsável do Edifício dos Leões – Espaço Santander; Anísio Franco, Subdiretor do Museu Nacional de Arte Antiga; e Filipa Oliveira, Curadora e Programadora.
Para apurar os vencedores, o júri irá basear-se nos seguintes critérios de avaliação: originalidade e inovação, qualidade técnica da obra, qualidade criativa, ligação à realidade e atualidade nacional/internacional e impacto do trabalho na sociedade e na opinião pública.
Os premiados serão conhecidos até ao dia 3 de dezembro.
O Edifício dos Leões – Espaço Santander, localizado na Rua do Ouro 88, em Lisboa, abriu ao público em dezembro de 2019. O Banco transformou o emblemático edifício sede de origem pombalina num espaço cultural para expor relevantes obras de arte do seu espólio, bem como exposições temporárias.