"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

No centenário de José Saramago, a biografia do único Prémio Nobel da Literatura português

Para assinalar as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago – que se iniciam a 16 de novembro deste ano e se prolongam até 16 de novembro de 2022, quando faria 100 anos –, a Guerra e Paz reedita a Biografia – José Saramago, de João Marques Lopes, há muito esgotada e agora atualizada.


A vida e a obra do primeiro e único escritor de língua portuguesa laureado com o Prémio Nobel da Literatura são apresentadas num livro notável, que foi apreciado em vida pelo próprio. Com prefácio do escritor João Tordo, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2009, e ilustrações da autora luso-britânica Lucy Pepper, Biografia – José Saramago chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio do Grupo Cofina.

Quem foi José Saramago? Quem foi o homem por trás dos biombos de uma obra magistral? Seria mesmo ele o homem reservado que a sua persona publica mostrava? Na Biografia – José Saramago, o professor de literatura e escritor João Marques Lopes convida-nos a acompanhar o percurso de José Saramago desde o seu nascimento, na aldeia da Azinhaga, na Golegã, até à mudança para Lanzarote, nas Canárias.

No livro, o autor relaciona a interpretação da obra de Saramago com o percurso do serralheiro mecânico que se tornou jornalista e, mais tarde, o único escritor de língua portuguesa premiado com o Nobel da Literatura. Mas esta é também uma obra repleta de preciosos pormenores da vida do escritor. Momentos de puro deleite e outros de enorme importância social e política, como se, ao mesmo tempo que vamos conhecendo José Saramago – e não apenas a sua persona –, fôssemos, também, conhecendo as vicissitudes e contradições de um Portugal e de um mundo em constante mudança.

Vicissitudes essas que, segundo João Tordo, «geraram e foram transformando aquela que é a obra maior dos últimos cem anos». É o escritor português, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2009, que assina o prefácio da obra. Um texto que homenageia Saramago e elogia o trabalho de pesquisa de João Marques Lopes: «É notável e seriamente interessante porque, para além dos inúmeros episódios desconhecidos (e, alguns, de teor eminentemente cómico), quando chegamos ao final sentimo-nos, mesmo que com ele nunca tenhamos privado, muito mais próximos do escritor.»

O próprio José Saramago leu, ainda em vida, o texto deste livro, ressalvando que se trata de «um trabalho honesto, sério, sem especulações gratuitas». Na época, o biografado sublinhou a forma como o autor abordou a questão do saneamento de vinte e dois jornalistas do Diário de Notícias, no Verão Quente de 1975, do qual Saramago foi responsabilizado por muitos. «Pela primeira vez, o caso dos despedimentos de jornalistas do Diário de Notícias, de que fui director-adjunto, é corretamente descrito no livro de João Marques Lopes. Fiquei muito satisfeito com a leitura.» A obra conta ainda ao pormenor outras polémicas saramaguianas, como o seríssimo caso da censura governamental a’O Evangelho segundo Jesus Cristo, em 1992.

Brilhantemente ilustrada pela autora luso-britânica Lucy Pepper, a Biografia – José Saramago chega agora à rede livreira nacional. O livro, publicado pela Guerra e Paz com o apoio do grupo Cofina, poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora.  

Biografia – José Saramago
João Marques Lopes
Não-Ficção / Biografia
176 páginas · 15x23 · 13,00€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,355