"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Porto Editora publica edição especial de "A Menina do Mar" com ilustrações de Sarah Affonso

Editado pela primeira vez em 1958, A Menina do Mar é o primeiro conto de Sophia de Mello Breyner Andresen para a infância.


Tendo a praia como cenário, revela-nos a história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar. Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade de ambos leva-os a querer partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade e a alegria; o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar. Esta edição especial recupera as ilustrações originais da primeira edição, assinadas pela artista Sarah Affonso, numa obra que é simultaneamente uma maravilha literária e um singular objeto artístico.

O livro já se encontra em pré-venda 

S
OBRE O LIVRO
Título: A Menina do Mar
Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen
Ilustrações: Sarah Affonso
N.º de Páginas: 40
PVP: 19,90€

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA
Sophia de Mello Breyner Andresen
Nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto, onde passou a infância. Entre 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Em 1944 sai, em edição de autor, o seu primeiro livro de poemas, Poesia, título inaugural de uma obra incontornável que a torna um dos grandes nomes da poesia portuguesa do século xx. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e foi muitas vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão. Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. Dez anos depois, em 2014, foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional. No dia em que se celebrou o centenário do seu nascimento é-lhe concedido a título póstumo o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. 

SOBRE A ILUSTRADORA
Sara Sancha Afonso, com o nome artístico de Sarah Affonso, nasceu em Lisboa, a 13 de maio de 1899, e passou a sua infância em Viana do Castelo, onde estuda num colégio de freiras francesas, desenha, borda e aprende piano. A família regressa a Lisboa em 1914 e Sarah inscreve-se no curso de Pintura da Escola de Belas-Artes de Lisboa, onde será a última discípula de Columbano Bordalo Pinheiro. Em 1924 viaja até Paris, onde estuda na Académie de la Grande Chaumière. Voltará a Paris em 1928, ano em que a sua pintura Meninas participa no Salon d’Automne, no Grand Palais. Participa em diversas exposições coletivas e expõe individualmente, pela primeira vez, em 1928, no Salão Bobone. Sarah continua a pintar durante a década de 1930, produzindo um importante núcleo de trabalhos inspirado em motivos populares que, a par da produção retratística, constituiu o mais significativo da sua obra pictórica. Em 1940 participa na decoração do Pavilhão da Colonização Portuguesa na «Exposição do Mundo Português» e, em 1944, é-lhe atribuído o prémio Amadeo de Souza-Cardoso. Em 1982 é condecorada com a Ordem de Sant’Iago da Espada. Morre em 1983, deixando uma obra representada em diversas coleções públicas e privadas.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,730,219