"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Tempo que Passa, Um Ensaio sobre a Espera

Uma reflexão sobre o tempo, as transições, a paciência e o jogo final da morte, numa era em que o tempo é moldado pela velocidade e pela tecnologia.


É esta a premissa da escritora Andrea Köhler em O Tempo que Passa, Um Ensaio sobre a Espera, um livro sedutor em diálogo com grandes pensadores (como Barthes, Foucault, Nietzsche, Heidegger ou Kafka), que nos convida a aprender ou a reaprender a arte de esperar. Afinal, o humano é o único animal dotado dessa capacidade. Uma edição Guerra e Paz, Editores, com tradução de Paulo Rêgo, que estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 26 de outubro.

Estamos sempre à espera. O ser humano é o único animal que espera, desde que nasce até ao fim da vida: pelo outro, por uma resposta, pela pessoa certa, pelo fim da dor, pelo resultado de um jogo, pelo dia seguinte ou simplesmente que a chuva pare. No entanto, o passo acelerado dos nossos dias tem vindo a fazer-nos esquecer desta actividade inerentemente humana. Ciente dessa lacuna, a escritora alemã Andrea Köhler, radicada nos Estados Unidos da América, apresenta-nos Tempo que Passa, Um Ensaio sobre a Espera, um livro que reúne uma sucessão de reflexões sobre o tempo, as transições, a paciência e nos oferece uma meditação literário-filosófica sobre o que significa a espera e como a podemos incluir nas nossas vidas.

Numa era em que o tempo é moldado pela tecnologia, a autora defende, e mostra-nos, que é preciso aprender a arte de esperar. «Desde que a tecnologia estabeleceu esta ligação permanente que nos prende firmemente ao cordão umbilical da constante disponibilidade, já quase perdemos a noção do que é vir um dia a deixar de estar presente.» E mesmo quando é possível desacelerar as nossas vidas, através de «ilhas de lentidão – desde os monumentos que cultivam a memória até aos spas» esses esforços são, segundo Andrea Köhler, «em larga medida, artificiais.»

Um híbrido epigramático, este livro, que agora chega a Portugal, fala-nos de meditação, filosofia e inclui reflexões autobiográficas. Revelando uma erudição distendida, leve e cosmopolita, a autora sublinha as suas teses recorrendo a frases de grandes escritores, como Camus, Blanchot, Samuel Beckett, Dante ou Marcel Proust, e de grandes pensadores, como Barthes, Foucault, Nietzsche, Heidegger ou Kafka, assim como a filmes como Antes do Amanhecer (1995) ou Antes do Anoitecer (2004).

Reflexões aplaudidas pelo escritor norte-americano de origem egípcia, André Aciman, e, entre outros académicos, por Jonathan Wilson, professor na English, School of Arts and Sciences, a quem a edição portuguesa dá espaço na contracapa. «Todas as emoções e momentos de antecipação estão plenamente satisfeitos nesta jóia de livro, por vezes poético e filosófico, outras íntimo e analítico; é o antídoto perfeito para o passo acelerado dos dias.»

Uma obra-prima filosófica sobre o tempo, as transições, a paciência e o jogo final da morte, O Tempo que Passa, Um Ensaio sobre a Espera, chega à rede livreira nacional no próximo dia 26 de Outubro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e com tradução de Paulo Rêgo. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da editora.

O Tempo que Passa, Um Ensaio sobre a Espera

Andrea Köhler
Não Ficção / Filosofia
128 páginas · 15x23· 13,00 €
Guerra e Paz, Editores
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,730,275