"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Conferências evocativas revelam importância da TREF para o conhecimento científico dos Templários

Uma interessante palestra de Miguel Gomes Martins sobre o cerco ao castelo em 1190 veio demonstrar a importância de Tomar presidir à Rota Templária Europeia (TREF) e de nesse âmbito ter sido criado um Comité Científico Português, de que o autor é um dos membros – terá sido das primeiras vezes que se falou do mítico episódio da História de Tomar à luz da investigação científica, numa análise aprofundada e comparativa com situações semelhantes da época.


Foi assim que começou o conjunto de conferências evocativas do 13 de Outubro e de Gualdim Pais, no sábado, no auditório da biblioteca Municipal, a propósito dessa data que correspondeu, em 1195, ao falecimento do mestre da Ordem e fundador do Castelo de Tomar, bem como, em 1307, ao dia em que o rei de França mandou prender todos os cavaleiros templários.

Depois da sessão de abertura em que a vereadora Filipa Fernandes enfatizou precisamente a importância da TREF e da presidência tomarense, falou então Miguel Gomes Martins, a que se seguiram as igualmente preciosas achegas de Álvaro Barbosa sobre “A Arquitectura Templária de Tomar. Nascimento e Devir”, de Ernesto Jana sobre “O fim da Ordem do Templo e o alvor da Ordem de Cristo” e de António Carlos Godinho acerca do tema: “061.236 - Pesquisa, recuperação e seleção de informação em catálogos online e repositórios institucionais”.

Na sequência desta última preleção, aliás, e da pesquisa do seu autor, esteve também patente uma exposição de algumas das obras sobre Ordens Militares existentes nos Reservados da Biblioteca Municipal de Tomar, entre as quais autênticos tesouros como o “foral novo da villa de Thomar”, de 1510.

A iniciativa foi complementada com a inauguração oficial, na Casa Vieira Guimarães, da exposição de pintura “As cores da Ordem”, de Carla Palhinha. Na ausência da pintora, por motivos familiares, foi feita a contextualização da mesma por Joaquim Nunes, da associação Templ’Anima, que a organizou bem como ao catálogo que a acompanha. O vereador Hélder Henriques abordou também a importância da mostra, de uma autora com raízes locais, manifestando a abertura da autarquia para continuar a apoiar e promover este tipo de iniciativas.

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,769,555