"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Espólio de Lucio Costa, pai de Brasília, doado a Portugal

Casa da Arquitetura, em Matosinhos, recebe 11 mil documentos guardados pelo pioneiro da arquitetura modernista entre 1910 e 1998, ano da sua morte.


O espólio do arquiteto e urbanista brasileiro Lucio Costa, considerado o pai da cidade de Brasília, foi doado pela família à Casa da Arquitetura, em Matosinhos.

São cerca de 11 mil documentos que o pioneiro da arquitetura modernista foi guardando entre 1910 e 1998, ano da sua morte.

“O conjunto reflete, para além da trajetória profissional, também as vivências pessoais e familiares, compreendendo documentos de natureza diversa”, explica a Casa da Arquitetura, numa mensagem publicada na rede social Facebook.

O espólio do autor do Plano Piloto de Brasília contém “correspondência, artigos de jornais, recortes, revistas, cartazes, fotografias, álbuns de família, postais, mapas, plantas, esquissos, desenhos e apontamentos nos mais diversos suportes como envelopes, verso de calendários, folhas de rascunho ou cartões de visita”.

Destacam-se “cinco cadernos de anotações e esboços, num total de 305 páginas, que documentam as viagens de Lucio a Portugal, em 1948 e 1952”, refere o comunicado.

A Casa da Arquitetura também já tem ao seu cuidado o espólio do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prémio Pritzker em 2006.

Aquele espaço localizado em Matosinhos compromete-se em manter a “unicidade do espólio de Lúcio Costa, garantindo a conservação e a divulgação através da sua Plataforma Digital, que tem lançamento previsto para janeiro de 2022”.

Toda a documentação de Lucio Costa está a ser tratada e digitalizada. “Para efeitos de investigação e estudo, a Casa disponibiliza ainda imagens de grande resolução, promovendo a pesquisa e o desenvolvimento do conhecimento sobre a obra do arquiteto brasileiro”.

O espólio estava a cargo do Instituto António Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, mas foi preciso encontrar outro destino para o legado de Lucio Costa por dificuldades na manutenção do acervo.

“No Brasil não existe nenhum lugar com essa infraestrutura, reserva técnica, a capacidade de formação e cuidado do acervo.

Infelizmente, não temos nada assim para a arquitetura”, disse ao jornal "Folha de S. Paulo" Julieta Sobral, neta de Lucio Costa e responsável pela gestão do processo de transferência do legado do arquiteto para Portugal.


por Ricardo Vieira in Renascença | 19 de outubro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,769,574