Notícias
Queer Porto: Melhor Filme para "O Teu Nome é"
O filme de Paulo Patrício venceu o Prémio Casa Comum para Melhor Filme no Queer Porto.
O Queer Porto, que decorreu entre 12 e 16 de outubro, e que tem como propósito exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero, transsexual, intersexo e de outras sexualidades e identidades não-normativas, premiou “O Teu Nome É” por “apresentar uma forte crítica social em relação à violência contra os corpos trans, migrantes, doentes, pobres, tornados precários, e invisibilizados; por fazer esta crítica a partir de uma história local, mas que é também universal; por trazer um novo olhar sobre a história de Gisberta, aliando o registo documental a uma linguagem estética original; e por manter viva a única voz ausente do filme no espaço da cidade”.
O filme é um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. “O Teu Nome É” foi produzido pela Luna Blue Film, Ambiances Asbl e Animals AVPL, e conta com distribuição da Agência da Curta Metragem.
Biografia
Nasceu no Huambo, Angola, passou por muitos lugares, vive actualmente no Porto e faz, literalmente, trinta por uma linha. O que é natural, tendo em conta que divide a sua actividade entre direcção de arte, desenho gráfico, performance ao vivo, ilustração, desenho e realização de cinema de animação. Dentro dessas áreas colaborou, entre muitas outras, com as seguintes publicações, instituições, editoras e empresas: Accademia Nazionale di San Luca (Itália), Amnistia Internacional – México, Animais – AVPL, BPI, CIE Jacques Delors, COR Arquitectos, Cruz Vermelha Internacional & Crescente Vermelho, Die Wochenzeitung (Suíça), L’Association (França), Expresso, FNAC, Fundação EDP, Pictoplasma (Alemanha), Público, Quaternaire, Take It Easy, TecMinho, Ordem dos Arquitectos, Zona de Obras (Espanha).