"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O Nosso Reino" e "Salto" premiados no Vistacurta

Os filmes de Luís Costa e Nuno Baltazar foram premiados no Vistacurta, festival de curtas-metragens que decorreu em Viseu entre 12 e 16 de outubro.


Realizado por Luís Costa, “O Nosso Reino” foi o vencedor do Prémio Produção Nacional no festival viseense. Premiado, segundo o júri, pela “aparente simplicidade da forma, e o modo como contrasta com a complexidade temática, as componentes imagética e sonora e a sua relação levam a uma experiência eminentemente cinematográfica”. A curta-metragem foi produzida pela Bando à Parte e ganhou recentemente o Prémio MOTELX Melhor Curta de Terror Portuguesa 2021 e o Prémio Méliès d’argent – Melhor Curta Europeia 2021.

“Salto”, de Nuno Baltazar, foi galardoado com o Prémio Primeira Vista. O cineasta português quis “explorar um dia na vida de um jovem rapaz à medida que andava à deriva por uma cidade dominada pela recessão, reimaginando não só um espaço temporal e geográfico, mas também um universo emocional”. Produzido pela Grumpy Panda e por Nuno Baltazar, o filme tem passado por festivais como o Festival International Cinéma Méditerranéen Montpellier ou o IndieCork Film Festival. 

Biografias

Luís Costa nasceu em 1993, no Porto. Em 2014 conclui a Licenciatura de Som e Imagem, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Na condição de jovem realizador, trabalhou em diversos projectos na área audiovisual, tendo as suas duas curtas-metragens de contexto académico sido reconhecidas em vários festivais nacionais e internacionais. Tem também desenvolvido projectos paralelos de fotografia e videoclips, entre outros. É co-fundador e realizador do projecto Pinehouse Concerts. Em 2017 estreou O Homem Eterno, onde se destaca o prémio Sophia de melhor curta-metragem documental pela Academia Portuguesa de Cinema. O Nosso Reino, a sua última curta-metragem baseada no romance de Valter Hugo Mãe, está em distribuição e estreará em 2020. Encontra-se ainda a pré-produzir a sua próxima curta-metragem, a realizar uma série documental sobre fotografia e a escrever a sua primeira longa-metragem de ficção.

Nuno Baltazar é natural de Lisboa. As suas curtas-metragens "Doce Lar" (2014) e "California" (2018) foram seleccionadas para vários festivais de cinema e conquistaram diversos prémios. Colaborou como argumentista em várias séries de televisão, foi seleccionado para Locarno Filmmakers Academy, e em 2016, tornou-se o primeiro realizador Português a ser seleccionado pela Cinéfondation Festival de Cannes para a La Résidence, residência de escrita em Paris, onde desenvolveu o argumento da sua primeira longa-metragem "Fronteira", que está actualmente a preparar. "Salto" (2020) é a sua curta metragem mais recente.

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,768,990