"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Assírio & Alvim publica Introdução à Pintura Rupestre

Viagem forte e comovente pelas primeiras memórias do autor, Introdução à Pintura Rupestre é o título do novo livro de poesia de José Tolentino Mendonça. 


Aqui se cruzam as reminiscências dos lugares da infância, a figura mítica da fala ou a sombra dos objetos perdidos no tempo. No texto em prosa que encerra a obra – «A quem deixas o teu oiro» –, o poeta concentra-se na figura da avó: «a minha primeira e inesquecível informante. E mais: foi o meu bosque, a minha viagem, o meu livro. E também um primordial amor», escreve sobre esta madeirense radicada em África, «um lugar tão mágico como a ilha de onde provínhamos».

AS GAVETAS
Uma velha cosmogonia
associava a gaveta à ferida primordial
dizendo ser o buraco por onde escoamos
gota a gota
a porção que nos coube do dilúvio 

SOBRE O LIVRO
Título: Introdução à Pintura Rupestre
Autor: José Tolentino Mendonça
N.º de Páginas: 64
PVP: 13,30€
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
José Tolentino Mendonça
É poeta, sacerdote e professor. Nasceu na ilha da Madeira. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive no Vaticano desde 2018, onde é responsável pela Biblioteca Apostólica e pelo Arquivo Secreto do Vaticano. Em 2019, foi elevado a Cardeal pelo Papa Francisco. Para José Tolentino Mendonça, «a poesia é a arte de resistir ao seu tempo». Os seus livros têm sido distinguidos com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio PEN Clube de Ensaio (2005), o italiano Res Magnae, para obras ensaísticas (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2015), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e o prestigiado Prémio Capri-San Michele (2017). 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,457,838