"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cineteatro Louletano integra nova rede com eventos acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva

A Cultura deve ser acessível a todos, não esquecendo os que têm perda de visão ou de audição. E para cumprir com esse objetivo nacional, o Cineteatro Louletano passa agora a fazer parte de um conjunto restrito de estruturas que se comprometem a programar uma oferta regular de espetáculos acessíveis a todos, promovendo nomeadamente eventos com audiodescrição e/ou com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.


A audiodescrição destina-se a pessoas cegas, e implica a existência de auriculares e de uma cabine de locução, a partir da qual o(a) audiodescritor(a) “relata” o que se passa em palco. Já a língua gestual destina-se, como é sabido, ao público surdo, implicando normalmente a presença de intérpretes nos eventos, mas podendo também ser integrada no próprio espetáculo mediante, por exemplo, projeções de vídeo.

Nesta fase inicial – que se pretende em breve vir a ser alargada a mais entidades – existem cinco estruturas aderentes: o Cineteatro Louletano, em Loulé, A Oficina, em Guimarães, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, em Viana do Castelo, o Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal e o Teatro Municipal da Guarda.

Para este ano e o próximo, estão já previstos vários espetáculos “acessíveis”, nomeadamente Teatro com a peça “Catarina ou a Beleza de Matar Fascistas”, de Tiago Rodrigues (Audiodescrição, em 2022, data a anunciar), o concerto de Capicua (a 7 de dezembro, 2021, Língua Gestual), Dança com “Os Três Irmãos”, de Victor Hugo Pontes (Audiodescrição, a 13 de março, 2022), “Pantera”, também na área da Dança, pela Companhia Clara Andermatt (Audiodescrição, a 9 de abril 2022) e Ópera, com “O Homem dos Sonhos”, de Miguel Loureiro, Jan Wierzba e António Chagas (Língua Gestual, maio 2022, data a confirmar).

Ao integrar a Rede de Teatros com Programação Acessível, coordenada pela associação Acesso Cultura – e que conta com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa” - o Cineteatro Louletano irá melhorar as condições de acesso e a programação para pessoas com deficiência visual e para o público surdo, bem como para os seus familiares e amigos. Um outro objetivo da rede é o de criar melhores condições de acesso à programação cultural fora dos dois grandes centros urbanos, Lisboa e Porto.

O Cineteatro - que assinalou em 2021 os 91 anos de existência, e dez anos da reinauguração - é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, e é também um dos promotores da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e da Rede 5 Sentidos.

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,769,295