Notícias
Loulé participa na Seiva 2021
Até ao próximo dia 17 de outubro, a Câmara Municipal de Loulé participa na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental - SEIVA 2021, a convite da Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve.
Sob o tema “Aprender com a Natureza/ Restaurar os Ecossistemas”, as atividades levadas a cabo pelo Município irão contar com a colaboração e envolvimento de parceiros locais, regionais e nacionais, nomeadamente das escolas do concelho, entidades públicas e privadas.
O programa de iniciativas arranca esta terça-feira, dia 12 de outubro, com uma ação de recolha de resíduos e remoção de invasoras na Praia do Ancão, promovida pelo Centro Ambiental de Loulé. As iniciativas do CAL, que incluem ações de voluntariado ambiental e observação de aves, decorrem até dia 15 de outubro e destinam-se ao público escolar e a todos os interessados, com o objetivo de aproximar os seus participantes da natureza e sensibilizá-los para as temáticas do ambiente.
No dia 13 de outubro está prevista a ação de formação online "O papel dos cidadãos na deteção precoce e controlo de invasoras - o caso da erva-das-pampas (Cortaderia selloana)", dirigida ao público em geral e em particular aos técnicos, decisores, viveiristas, professores e interessados na temática. Esta iniciativa resulta de uma parceria do Município de Loulé com o projeto LIFE Stop Cortaderia, projeto Invasoras.PT, Escola Superior Agrária de Coimbra, Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Centre for Functional Ecology Science for people & the planet, bem como da Agência Portuguesa do Ambiente.
Já no fim de semana, 16 e 17 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30, irão desenrolar-se duas ações de voluntariado ambiental tendo em vista a recolha de resíduos, nas Paisagens Protegidas Locais da Fonte Benémola e da Rocha da Pena. O público em geral é convidado a participar nesta iniciativa que se enquadra também no dia comemorativo das Paisagens Protegidas Locais (18 de outubro).
Com a organização da SEIVA pretende-se mobilizar a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, por forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade.
São ainda objetivos divulgar o trabalho desenvolvido pelas instituições no âmbito da educação e voluntariado ambiental, sensibilizar o público em geral para os problemas ambientais e potenciar a criação de soluções.
O programa tem como principais destinatários as comunidades escolares, em particular os alunos e docentes do ensino básico e secundário, mas também técnicos da administração pública regional e local, empresas, associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, organizações não-governamentais de ambiente, entre outros.
“Os ecossistemas sustentam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem os nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta e o seu povo. A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Pode ajudar a erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir uma extinção em massa. Só terá sucesso se cada um desempenhar seu papel.”