"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Aspirante Geoparque Algarvensis destaca-se em Festival Internacional de Ciência

O aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira vai estar em destaque na 1ª edição do FIC.A – Festival Internacional de Ciência, evento com o Alto Patrocínio da Presidência da República que acontece entre 12 e 17 de outubro, em Oeiras.


Ao longo de seis dias, o FIC.A – previsto para o Palácio e Jardins do Marquês de Pombal - pretende assumir-se-como um exemplo nacional e mundial da celebração da ciência e do conhecimento com a sociedade, com um programa pioneiro, repleto de experiências únicas nos domínios da ciência, tecnologia, cultura e arte.

Loulé, Silves e Albufeira vão aproveitar para dar a conhecer a candidatura do território do aspirante Geoparque Algarvensis à UNESCO, com a exposição “Vamos ser Geoparque Algarvensis” nos Jardins do Palácio, durante o Festival. No mesmo local estará a instalação “Montante”, de Vasco Nascimento, que já esteve patente na Penina, em Salir, no âmbito do programa Geopalcos. A participação dos três concelhos inclui ainda uma Mesa Redonda no Auditório principal do FIC.A, a 16 de outubro entre as 15h00 e as 17h00, com o título “GeoPalcos Arte.Ciência.Natureza: ligações (im)prováveis no território algarvensis”, com Cristina Veiga-Pires, diretora científica do aspirante Geoparque Algarvensis, Dália Paulo, coordenadora geral do Município de Loulé, três artistas participantes no GeoPalcos – Miguel Cheta, Vanessa Barragão e Helena Madeira e ainda um membro da comunidade local (Penina, Salir), Manoli Ortiz.

Na sua edição de estreia, o FIC.A reunirá mais de 100 entidades académicas, científicas, tecnológicas, diplomáticas, governamentais e não-governamentais. O programa supera já as 700 atividades –debates, palestras, exposições, espetáculos, concertos, workshops, entre outros formatos – e soma mais de 100 oradores de mais de 20 países. Durante o fim de semana, em Oeiras, terão lugar eventos projetados especialmente para famílias, incluindo uma programação cultural inovadora e relevante, inspirada pela ciência.

Recorde-se que, no âmbito da candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO, as três autarquias têm vindo já a desenvolver no terreno um trabalho que liga arte, ciência e natureza, criando, por exemplo, cruzamento de artistas baseados neste território, atividades de mediação com o público escolar, instalações e ligações entre artistas e comunidades locais, bem como conferências temáticas sobre ciência, incluindo uma instalação e performance a 230 metros de profundidade, na Mina de Sal-gema de Loulé.  O programa, intitulado “GeoPalcos Arte.Ciência.Natureza”, teve início a 29 de maio deste ano.

O projeto surgiu de uma candidatura intermunicipal, liderada pela AMAL, juntando os 16 municípios algarvios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que resultou no “Bezaranha - Programação Cultural em Rede”, programa que assegura parcialmente o financiamento do GeoPalcos Arte.Ciência.Natureza, recorrendo ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC2020).

Para mais informações sobre o projeto, visite geoparquealgarvensis.pt/ e bezaranha.pt

Contactos:
joao.serrao@cm-loule.pt
carla.ponte@cm-albufeira.pt
carla.silvestre@cm-silves.pt

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,772,976