"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A denúncia e o humanismo como musas

Edição simultânea, na coleção Dois Mundos, de Homenagem à Catalunha e O Caminho para Wigan Pier, duas referências na intervenção política e social de George Orwell.


Pioneira na publicação de Homenagem à Catalunha nos anos 70, a Livros do Brasil volta a disponibilizar no mercado português esta obra de George Orwell cujo tema principal é o combate ao totalitarismo e a defesa do socialismo democrático. Com uma nova tradução do poeta e dramaturgo Daniel Jonas, estes textos acompanham o momento em que o autor integrou as forças republicanas que lutavam na Guerra Civil Espanhola.

Em sincronia, é editado O Caminho para Wigan Pier, uma denúncia das condições de trabalho dos operários e da luta de classes, num momento em que o fascismo ameaçava a Europa. O presente volume, um dos primeiros títulos do autor, conta agora com uma nova tradução e nota prévia de José Lima. O livro reproduz, em 32 páginas, as fotografias que acompanharam a edição original da obra.

SOBRE OS LIVROS

Homenagem à Catalunha
Combater o totalitarismo e promover o socialismo democrático: estas foram, segundo Orwell, as duas missões que pôs em cada palavra por si escrita a partir de 1936. Foi então que o autor se juntou às forças republicanas que lutavam na Guerra Civil de Espanha e é essa experiência que surge narrada em Homenagem à Catalunha. Texto repleto de paixão e clareza, de denúncia de cinismos e traições mas também de esperança, mostrou-se incómodo para alguns e excecionalmente revelador para outros. Permanece hoje como uma das mais significativas obras sobre o golpe de estado nacionalista em Espanha, que grupos revolucionários do mundo inteiro quiseram travar.

Ver primeiras páginas 

Título: Homenagem à Catalunha
Autor: George Orwell
Tradução: Daniel Jonas
N.º de Páginas: 240
PVP: 17,70€
Coleção: Dois Mundos


O Caminho para Wigan Pier
Em 1936, a convite do editor Victor Gollancz, George Orwell deixou Londres e rumou ao Norte, para passar dois meses lado a lado com a comunidade operária de Yorkshire e Lancashire. Encontrou sujidade, pobreza, fome, terríveis condições de trabalho nas minas e, fora delas, um desemprego crescente. O Caminho para Wigan Pier é o testemunho brilhante, franco, por vezes polémico e provocatório desse período, cujo impacto político continua a reverberar até hoje, questionando privilégios de classe e apelando a um humanismo concreto.

Ver primeiras páginas 

Título: O Caminho para Wigan Pier
Autor: George Orwell
Tradução: José Lima
N.º de Páginas: 256
PVP: 16,60€
Coleção: Dois Mundos

SOBRE O AUTOR

George Orwell, pseudónimo do escritor Eric Arthur Blair, nasceu na cidade de Motihari, na então Índia britânica, a 25 de junho de 1903, tendo-se mudado para Inglaterra com a família, ainda durante a infância. Escritor e jornalista, Orwell é uma das mais influentes figuras da literatura do século xx. Defensor incondicional da liberdade humana e acérrimo opositor do totalitarismo, inscreve-se no panorama literário com as obras Dias Birmaneses (1934) e Homenagem à Catalunha (1938). Mas será, sem dúvida, com Quinta dos Animais (1945) e Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1949), duas narrativas com uma atualidade assombrosa, que o autor alcança o reconhecimento internacional. Morreu de tuberculose, em Londres, a 21 de janeiro de 1950. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,794