"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Utopias Europeias: o poder da imaginação e os imperativos do futuro

O livro é resultado do debate gerado pelo Ciclo de Conferências do mesmo nome que decorreu na Fundação de Serralves entre maio de 2018 e maio de 2019.


Coordenador: Álvaro Vasconcelos 

O livro é resultado do debate gerado pelo Ciclo de Conferências do mesmo nome que decorreu na Fundação de Serralves entre maio de 2018 e maio de 2019. Durante um ano, as nove conferências que compuseram este ciclo debruçaram-se sobre “Maio de 68, 50 anos Depois: A Utopia da Igualdade e da Participação”, “A Utopia da Informação: Jornalismo Cidadão e Redes Sociais”, “A Utopia Social – Rendimento Básico Incondicional: Estado e Mercado”, “A Utopia Democrática – A Cidadania Europeia: do Erasmus ao Futuro”, “A Utopia Ecológica – Patriotismo terrestre: Preservar a Vida na Terra”, “A Utopia Tecnológica – A Inovação ao Serviço da Humanidade”, “A Utopia da Hospitalidade – Unidade na Diversidade”, “A Utopia da Segurança Humana e da Paz” e “Uma Nova Utopia Europeia”.

O livro Utopias Europeias: o poder da imaginação e do futuro surge de uma necessidade de um horizonte utópico, de uma finalidade que valha a pena, para a União Europeia que integre as utopias realizáveis que atravessam a sua cidadania. Ao mesmo tempo procura contribuir para o debate necessário sobre os horizontes utópicos do futuro europeu, numa perspetiva de Europa aberta, sempre com a convicção de que a Europa, apesar de se querer como projeto utópico, não poder ser ilha de um Mundo injusto e brutal. A Utopia Europeia que, ou é da Humanidade Comum, ou não é realizável.

O livro surge como antítese dos futuros distópicos e das retrotopias propondo horizontes realizáveis que se pretende que participem e formem a nova utopia europeia. Estes átomos, que embora tomados de forma isolada nas conferências individuais, funcionam em rede na construção da Nova Utopia Europeia.

A apresentação do livro aconteceu em serralves, seguida de um debate aberto, que aconteceu com o objetivo de reverter a nostalgia de olhar apenas para o passado e, a partir das utopias e temas sublinhados no livro, pensar no presente e no futuro deste debate…

Um debate participativo: a conferência de Serralves contou com a participação de representantes de organizações da sociedade civil, cujo âmbito de atividade abrange as Utopias Europeias e ser um contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

A Conferência sobre o Futuro da Europa segundo a declaração conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão Europeia, deverá abrir “um novo espaço de debate com os cidadãos para dar resposta aos desafios e prioridades da Europa.

O projeto da assembleia de cidadãos sobre o Futuro da Europa é organizado pelo Forum Demos em parceria com o Projeto Assembleias de Solidariedade da coligação Citizens Take Over Europe, da qual fazem parte as Alternativas Europeias, e conta com a colaboração do CEIS20 da Universidade de Coimbra, da  Universidade do Porto, da Universidade Lusófona do Porto e do Centro Nacional de Cultura.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,871