"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Nos Atlas da Guerra e Paz, agora o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América

Das colónias à expansão territorial, da fundação da república ao «Sonho Americano», do 11 de Setembro até ao ataque ao Capitólio. Conheça a história da maior potência mundial no Atlas Histórico dos Estados Unidos da América.


Um livro brilhante que resulta do rigoroso trabalho do historiador francês Lauric Henneton, em colaboração com o cartógrafo e designer gráfico Pierre Gay, que reúne mais de cem mapas e documentos que nos contam a História dos Estados Unidos da América. O Atlas Histórico dos Estados Unidos da América chega às livrarias com a chancela da Guerra e Paz Editores.

«A história da América do Norte é, antes de mais, uma história de imigração, dos Siberianos da Beríngia aos Asiáticos e Hispânicos da actualidade, passando por Ingleses, Alemães, Irlandeses e Italianos.» É desta forma que o historiador francês Lauric Henneton, com especialização na história dos Estados Unidos da América, introduz o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América, um trabalho rigoroso e didáctico que nos conta a história desta superpotência.

Partindo das migrações asiáticas, do período glaciar, a obra, que conta com várias dezenas de mapas legendados com a assinatura do cartógrafo e designer gráfico Pierre Gay, convida-nos a acompanhar a evolução do território norte-americano até à actualidade. Vemos, entre os séculos XVI e XVIII, o nascimento de uma nação impulsionado pelas sucessivas vagas de imigração e pela expansão territorial que estas geraram. No século seguinte, uma nova vaga de imigração, aliada a um processo vertiginoso de urbanização e industrialização sem precedentes, começa a desenhar «o sonho americano» e a forma como a jovem América se tornará numa potência.

Chegando ao século XX, Henneton fala-nos das duas Grandes Guerras, das grandes crises, mas também da forma como dariam lugar a uma imensa prosperidade e a um papel geopolítico cada vez mais importante: o da América como «polícia do mundo». E, por fim, o século XXI, que, profundamente marcado pelo 11 de Setembro de 2001, tem sido caracterizado por fracassos institucionais e desigualdades crescentes. Afirma o autor que, no período da Guerra Fria (1947-1991), «os Estados Unidos faziam sonhar e ia?se para lá para ver o futuro. Actualmente, os Estados Unidos continuam a ocupar um lugar à parte na cena mundial, mas já não pelos melhores motivos. Morbilidade, mortalidade, desigualdades, infra?estruturas, escola: o excepcionalismo é uma faca de dois gumes.»

A diversidade que fez erguer a nação norte-americana dá hoje lugar a divisionismos que polarizaram a opinião pública. Perante o cenário atual, este Atlas deixa a pergunta: «O que resta do sonho americano?» O futuro é incerto, mas, em abono da verdade e do optimismo, «as instituições [provaram que] eram suficientemente sólidas para enfrentarem uma ofensiva populista sem precedentes» aquando do ataque ao Capitólio, por apoiantes de Donald Trump, no último mês de janeiro.

O Atlas Histórico dos Estados Unidos da América chega às livrarias de todo o país no próximo dia 28 de setembro. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. Este é o quarto livro de uma coleção, saudada pelos leitores e pela crítica, que a Guerra e Paz iniciou com a publicação do Atlas Histórico de África, seguida pelo Atlas do Império Romano e pelo Atlas Histórico do Médio Oriente. Para 2022, a Guerra e Paz prevê a edição do Atlas do Holocausto e do Atlas da Guerra Fria.

Atlas Histórico dos Estados Unidos da América
Autor: Lauric Henneton
Cartografia: Pierre Gay
Não-Ficção / Atlas
176 páginas · 17x24,5 · 19,00 €
Nas livrarias a 28 de setembro
Guerra e Paz Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,541