"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A escrita que fixa a memória

Porto Editora publica De maneira que é claro…, o novo livro de Mário de Carvalho que reúne pequenas crónicas autobiográficas.


No ano em que celebra quatro décadas dedicadas à escrita e apenas alguns meses após a edição de O homem do turbante verde e outras histórias, Mário de Carvalho publica De maneira que é claro… . Neste livro inédito, o autor revela-se página a página, ao longo de mais de 90 textos que evocam as delícias inocentes dos primeiros anos, as provações da idade adulta, os entusiasmos e os desencantos que dele fizeram o homem e o escritor que hoje é.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 23 de setembro.

SOBRE O LIVRO
De maneira que é claro…
Relances breves, aleatórios, reminiscências evocadas entre lacunas e ao correr da pena, mas que a memória quis preservar. A infância entre as ruas da Graça e da Penha de França, as férias em Alvalade, o Liceu Camões e o Gil Vicente, os amigos, os companheiros, o Cavaleiro Andante e o Sitting Bull, os pais, os primos, a consciência política e a surpresa da prisão do pai. A faculdade, os movimentos associativos, a PIDE e o PCP, os encontros clandestinos, a prisão e o exílio. Espanha, França, Suécia, e Portugal à espera do 25 de Abril. Memorabilia: «Factos ou coisas dignos de memória ou que se guardam como lembrança.» Memória hábil, a de Mário de Carvalho, que em fragmentos se nos dá por inteiro.

«Não fazem ninho os milhafres na caverna dos leões.»
Mário de Carvalho

Ver primeiras páginas

Título: De maneira que é claro…
Autor: Mário de Carvalho
Páginas: 208
PVP: 16,60€
Coleção: Obras de Mário de Carvalho


SOBRE O AUTOR

Mário de Carvalho
Nasceu em Lisboa, em 1944. Licenciado em Direito. Participação nos movimentos estudantis e na resistência organizada à ditadura. Prisão, privação do sono e condenação a dois anos de cadeia. Breve exílio na Suécia. Regresso após a Revolução de 25 de Abril. Envolvimento político. Exercício da advocacia. Longa lista de publicações entre romance e novela, conto, teatro. Vários trabalhos em argumento de cinema. Obras adaptadas em cinema e TV. Traduções em várias línguas e múltiplos galardões literários, com destaque para os Grandes Prémios de Romance e Novela, Conto e Teatro da APE, o prémio do PEN Clube Português e o prémio internacional Pégaso de Literatura. Em 2020, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra O que eu ouvi na barrica das maçãs.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,333