Notícias
Spock e Sitah Faya unem forças no novo álbum "Assim Como Vai"
Foi na maresia que spock e Sitah Faya encontraram a corrente que os uniu em “Assim Como Vai”, o novo álbum com data de estreia a 3 de setembro. Amigos de longa data e companheiros de editora, na Contentor Records, finalmente juntaram forças no longa duração de 16 temas.
Após anos de companheirismo na editora Contentor Records, spock e Sitah Faya uniram forças que resultaram no álbum colaborativo “Assim Como Vai”. Disponível a partir do dia 3 de setembro, foi no single “Âncora” que a parceria dos dois artistas se concretizou pela primeira vez. A inspiração surgiu “Pelas nossas raízes, tanto pessoais como aquelas que nos educaram musicalmente. Curiosamente o mar não foi o ponto inicial do disco mas sim o ponto onde o disco nos levou, penso que ambos podemos dizer que seja o elemento inspirador em comum”. Foi no mar que as palavras da rapper se inspiraram, assim como toda a sua existência, e onde navegam através dos beats recheados de passado, presente e futuro de spock.
Produzido ao longo de dois anos, o álbum conta com 16 temas onde as rimas agressivas e pertinentes que intercalam com uma voz harmoniosa nos coros da rapper, navegam na sensibilidade melódica e nas batidas apuradas do produtor. spock conta: “Este álbum é uma ode ao que nos une, o Hip Hop como cultura, modo de viver e estar. “Assim Como Vai” é uma expressão idiomática utilizada pelos homens do mar que expressa o desejo de aguentar o navio na proa (que a agulha de governo indica nesse momento) que representa só por si todo o processo, através do pleno sentido alegórico das palavras. Este é o nome da nossa embarcação, que parte rumo ao desejo de destino, num cambalear rítmico em que aprumamos as vontades, sem dor de querer ficar.”
Membro-fundador da editora independente Contentor Records, atualmente sediada no Lux Park, spock é o produtor por excelência da casa. Compôs as notas que serviram Erre K e Buda XL nos seus discos a solo, assim como no trio SXR. Em 2019, lançou “Negro Luto” como mote de arranque para a parceria com Maze, mítico ícone de Dealema e do rap portuense, que culminará na edição de um álbum. Colaborou também com outros rappers de dentro e fora da casa CNTR como Horus P, Brain e Splinter.
Nascida e criada na cidade raiana de Vila Real de Santo António, foram as rimas e a poesia cristalina escritas no Algarve, que levaram a voz de Sitah Faya ao resto do país. É um dos elementos da editora fundada por spock embora o seu percurso tenha sido maioritariamente em nome próprio, como na mixtape “Cactus”, e em colaborações com Crossword John ou John The DJ. Pontualmente, fez parte de compilações da editora,como em “Arquivo”, e lançou os singles “Nunca Me Viste Tão Diferente”, “Posse Cut” e“Fain”.
A colaboração entre os dois parceiros de editora há muito que era esperada: “Acreditamos que as coisas são quando têm de ser, tudo tem um momento certo para acontecer e este é um exemplo disso. Já nos conhecemos há alguns anos, fizemos várias músicas com as mesmas pessoas e nunca juntos, quando aconteceu o primeiro som soubemos logo que teria de ser um projeto a ser levado de forma séria.” explica o produtor.
“Assim Como Vai” traz-nos a maré alta da colaboração entre estes dois artistas urbanos e fica disponível para escuta nas plataformas digitais habituais. A versão física pode ser encomendada em encomendas.cntrecs@gmail.com ou entrando em contacto com os autores do disco.
spock
Sitah Faya
Contentor Records
Bandcamp