"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cristina Carvalho vence Prémio Miguel Torga com obra sobre Ingmar Bergman

Escritora distinguida pelo livro "Ingmar Bergman - O Caminho contra o Vento".

Foto: DR


A escritora Cristina Carvalho venceu a primeira edição do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, com uma obra dedicada ao cineasta Ingmar Bergman, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores, que promove o galardão com a Câmara de Coimbra.

O júri, coordenado por José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), e constituído pelos professores, ensaístas e investigadores Artur Anselmo, Cândido Oliveira Martins e Cristina Robalo Cordeiro, atribuiu o Grande Prémio "por maioria" ao livro "Ingmar Bergman - O Caminho contra o Vento", de Cristina Carvalho.

"Mais e melhor do que uma leitura atenta e objetiva sobre uma das personalidades mais marcantes da história do cinema, esta ficção, redigida na primeira pessoa, ou "diário imaginário", leva o leitor a entrar no vivido quotidiano e nas recordações de um velho homem de génio", refere a ata do júri, numa referência à obra premiada e, ao mesmo tempo, ao cineasta sueco, também dramaturgo e encenador, realizador de filmes como "Morangos Silvestres", "Sonata de Outono" e "Fanny e Alexandre".

Nesse mesmo documento, citado na nota de imprensa da APE, o júri salienta que, "se a identificação passional da escritora à sua personagem produz um sedutor efeito de desdobramento, a literatura ganha neste jogo do mesmo e do outro, sem que o auto-retrato de Bergman perca a sua verdade e a sua pujança".

Filha da escritora Natália Nunes e do poeta António Gedeão (pseudónimo do cientista e pedagogo Rómulo de Carvalho), Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, em 1949, e é autora de 17 obras de ficção e ensaio, entre as quais "O Olhar e a Alma, romance de Modigliani" e "A Saga de Selma Lagerlof".

O Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga foi instituído pela APE, com o patrocínio da Câmara Municipal de Coimbra, substituindo o anterior Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra.

Com um valor pecuniário de 12.500 euros, o prémio tem uma periodicidade anual, mas, para a sua primeira edição concorreram, a título excecional, obras publicadas em 2020 e 2019.



Lusa, Renascença | 6 de setembro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,772,387