"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Arroz Estúdios. Lisboa já tem cinema ao ar livre

Aproveitar os espaços ao ar livre, recuperar o romantismo de outros tempos e garantir um ambiente seguro para ver cinema. Ao mesmo tempo que se apoia ações culturais. É este o mote do Black Cat Cinema.
  

A lotação para se assistir a uma destas sessões de cinema é de 120 pessoas.© DR


De Inglaterra para o Nepal e do Nepal para Lisboa. Este foi o trajeto de Daniel Evans, sole trader e mentor do projeto Black Cat Cinema. A ideia surgiu quando estava a fazer voluntariado no Nepal, mais precisamente num mosteiro budista em Catmandu, em 2014. Ali fez a primeira experiência de cinema ao ar livre, mas a ideia foi sempre a de trazer este conceito para a Europa. E Portugal esteve sempre na sua mente.

Vai daí resolveu vir até Portugal, no ano passado, para verificar se a imagem que tinha do nosso país era a mesma de quando o visitou, de férias, em criança. A expectativa superou as recordações e rapidamente uma "simples" viagem tornou-se no desejo de ficar e fazer algo. Logo pôs as mãos à obra.

O bom tempo, as restrições da pandemia e o gosto pelo cinema foram determinantes. Inicialmente ainda equacionou o Porto e o Algarve. Mas, Daniel confessa que é um apaixonado por Lisboa. Em parte, por ser uma capital europeia e, mesmo assim, ter a familiaridade de uma cidade pequena, em que as pessoas se conhecem.

Através de recomendações de amigos e conhecidos conheceu vários espaços em Lisboa. Até que chegou à Arroz Estúdios. Uma associação sem fins lucrativos, com sede no Beato e que tem como objetivo "fornecer um espaço de crescimento artístico onde se realizem eventos culturais e contribuir para o rápido desenvolvimento de Lisboa, de forma criativa e multicultural".

Assim, o cinema ao ar livre, organizado pelo Black Cat Cinema decorre nas instalações da Arroz Estúdios. Para se assistir a uma das sessões - os bilhetes têm um custo de seis a sete euros - é preciso aderir à Associação (são três euros por ano), já que a entrada no local é restrita a membros.

Ao aderir à iniciativa as pessoas podem não só passar um bom bocado - para Daniel é a forma mais bonita de ver um filme -, com o ambiente a contribuir para a experiência, como, ao mesmo tempo, contribuem para o fomento da cultura já que o valor dos bilhetes vai, na totalidade, para a associação. A ideia é, também, levar novos membros para a associação e, com isso, ajudar a divulgar as outras atividades da Arroz Estúdios e o trabalho dos artistas residentes.

Além disso, as pessoas podem aproveitar, ir mais cedo, e usufruir do espaço para petiscar e/ou jantar, dado que a associação tem, igualmente, um bar onde disponibiliza uma "pizza matadora".

Os filmes, escolhidos a dedo por Daniel, procuram agradar a vários tipos de públicos, e começam, invariavelmente, às 21.00. Once Upon a Time in HollywoodTrainspottingParasite e Her são alguns dos títulos em cartaz este mês.

No que concerne a uma iniciativa destas, e a todas as licenças envolvidas, Daniel Evans não tem razões de queixas. Segundo ele as entidades oficiais foram muito prestáveis e ajudaram a levar o projeto a bom porto num curto espaço de tempo.
Esta é uma forma divertida e segura (o espaço, com as restrições atuais, comporta 120 pessoas) de ver cinema.

Futuramente, a ambição é, por um lado, continuar com as sessões de cinema no espaço atual, mas também encontrar outros lugares onde realizar a iniciativa. Sejam ou não em Lisboa. E, com isso, apresentar mais diversidade aos "clientes".

 


por Alexandra Costa, in Diário de Notícias | 27 de agosto de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,773,258