"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Transformar a história de Cuba numa ficção apaixonante

Porto Editora publica "Quarteto de Havana – Volume II", de Leonardo Padura, a continuação das aventuras policiais de Mario Conde
 


Depois do sucesso do primeiro volume de Quarteto de Havana – que esteve várias semanas nos tops de vendas e vai já na 2.ª edição – a Porto Editora dá continuidade à publicação das aventuras de Mario Conde, «um detetive em Havana, sorna, esperto, no limite entre o legal e o sem lei, muito divertido», nas palavras de Paulo Portas. Morte em Havana e Paisagem de Outono compõem Quarteto de Havana – Volume II, no qual Leonardo Padura representa magistralmente o ambiente cubano, sem deixar de lado o refinado humor que o leitor tão bem lhe conhece.
O livro estará disponível nas livrarias a 26 de agosto. 

SOBRE O LIVRO 
Título: Quarteto de Havana – Volume II
Autor: Leonardo Padura
Tradução: Helena Pitta
Páginas: 436
PVP: 18,80€ 

Quarteto de Havana – Volume II
Em Morte em Havana, é encontrado o corpo de um homem: trata-se do filho de um respeitado diplomata cubano, estrangulado com a faixa de seda vermelha que devia cingir a cintura do imponente vestido que usava quando foi assassinado. Para resolver este estranho caso, o tenente Mario Conde começa por falar com Marqués, um homossexual excêntrico, desterrado num casarão decrépito, que lhe apresentará o mundo labiríntico do travestismo, onde nada é o que parece.
Em Paisagem de Outono, Miguel Forcade Mier é brutalmente assassinado e cabe a Mario Conde descobrir por quem e porquê. Depois da Revolução, a vítima havia sido responsável pela expropriação de bens artísticos à burguesia, o que lhe permitiu conquistar poder, influência e muitos ressentimentos. Porém, acaba por decidir mudar-se para Miami, ficando lá até pouco antes da sua morte. Mas que veio Mier fazer a Cuba? Que queria ele recuperar? Conde, perito nas teias da corrupção cubana, tudo fará para deslindar o mistério.
Ver primeiras páginas

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Padura escreve de forma magnífica sobre esta cidade abatida e frustrada.»
The Guardian

«Padura é descaradamente sensual em tudo: desde a comida, as mulheres, a morte e o tempo, até ao desencantamento ideológico.»
The Atlantic

«Através das vidas de Conde e dos seus desafortunados amigos […] os cubanos ficaram a conhecer as misérias da realidade havanesa das drogas ou da prostituição masculina e feminina que se praticava em algumas esquinas da cidade.»
El País 

SOBRE O AUTOR 
Leonardo Padura

Nasceu em Havana em 1955. Licenciado em Filologia, trabalhou como guionista, jornalista e crítico, tornando-se sobretudo conhecido pela série de romances policiais protagonizados pelo detetive Mario Conde, traduzidos para inúmeras línguas e vencedores de prestigiosos prémios literários, como o Prémio Café Gijón 1995, o Prémio Hammett em 1997, 1998 e 2005, o Prémio do Livro Insular 2000, em França, ou o Brigada 21 para o melhor romance do ano, além de vários prémios da crítica em Cuba e do Prémio Nacional de Romance em 1993. Em 2012, recebeu, também em Cuba, o Prémio Nacional de Literatura pelo conjunto da sua obra. E, em 2015, foi galardoado com o Prémio Princesa das Astúrias das Letras.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,372