"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Setúbal dedica dez dias às artes cénicas

Três dezenas de espetáculos, a projeção de curtas-metragens, debates e uma exposição de artes plásticas, compõem o programa de mais uma edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal. Arranca a 18 de agosto.

Companhia internacional Cia Mar Gómez estreia-se em Portugal. Foto: Luis San Andrés


Mais de 30 espetáculos, sete estreias e a participação de duas companhias estrangeiras que atuam pela primeira vez em Portugal, compõem a XXIII Festa do Teatro, que vai decorrer em Setúbal, entre 18 e 28 de agosto.

Denominado, oficialmente, como Festival Internacional de Teatro de Setúbal, esta edição vai contar, no global, com 31 espetáculos de artes performativas, incluindo concertos, projeção de curtas-metragens, conversas sobre teatro e uma exposição de artes plásticas.

“É uma edição na qual o público pode esperar espetáculos de qualidade, para todos os públicos e de várias estéticas, que é também uma das componentes do festival”, assinala José Maria Dias, diretor do Teatro Estúdio Fontenova, a companhia que organiza o evento em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Pela primeira vez, Portugal recebe duas grandes companhias internacionais, com atuações em Setúbal: a espanhola Cia. Mar Gómez, que, no dia 21, às 21h00, no Fórum Luísa Todi, apresenta “SiempreViva”, e a companhia checa Lachende Bestien, participante no festival no dia 26, às 21h00, igualmente no Fórum, com “Ferdinand!”.

Além do Fórum Municipal Luisa Todi, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXIII Festa do Teatro reparte-se também pela Casa da Avenida, Casa da Cultura, Cinema Charlot – Auditório Municipal, Convento de Jesus, Escola Secundária Sebastião da Gama (ESSG), Parque do Bonfim e Praça de Bocage.

De referir que há 17 espetáculos, do total de 31, que integram a Secção Oficial e, destes, 13 são peças teatrais, apresentadas por oito companhias portuguesas e seis companhias estrangeiras.

Em 2020, mais de “mil espetadores” passaram pelo certame. O diretor José Maria Dias, destaca a afluência de “muita gente nova” que marcou presença, pela primeira vez, nas plateias, esperando que se volte a repetir nesta edição.

Em tempos de pandemia, segundo a organização, os espetáculos decorrem de acordo com as normas decretadas pela Direção-Geral da Saúde, com lotação limitada e uso obrigatório de máscara.

Todos os eventos estão sujeitos a bilhete, mesmo os de entrada livre. O festival tem bilheteira aberta de 14 a 28 de agosto, entre as 18h30 e as 21h00, no Pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Dez dias para celebrar a magia do teatro

A XXIII Festa do Teatro começa no dia 18, com um concerto de “Sallim”, nome artístico de Francisca Salema, marcado para as 18h00, no Convento de Jesus, e termina, no dia 28, com a musica de “Mr Fortez Trioplus” que vai encher, a partir das 21h30, o Pátio da ESSG. Em termos musicais, o programa prevê também a atuação de “Senza”, no dia 21, às 21h00, em frente da Casa da Cultura.

Quanto aos espetáculos, o primeiro acontece na noite de dia 18, no Auditório da ESSG, com o Teatro Estúdio Fontenova, o anfitrião, a apresentar “A Paz Perpétua”, baseada na obra homónima da autoria do dramaturgo espanhol Juan Mayorga.

No dia 19, às 19h00, no Ginásio da ESSG, a proposta é “Shaken and Stirred”, um medley descontextualizado de personagens icónicos de William Shakespeare, numa produção da JÁ International Theatre.

À noite, sobem ao palco do Fórum Luísa Todi, o Teatro Estúdio Fontenova e a Companhia Mascarenhas-Martins, com a estreia de “MATA”, a partir do texto “Yabu no Naka”, de Ry?nosuke Akutagawa. A peça é exibida no dia seguinte, a 20 de agosto, à mesma hora e no mesmo local.

Também no dia 20, às 19h00, no Auditório da ESSG, sobe ao palco o monologo “Haverá”, da Companhia InsanaCena.

“A Caminhada dos Elefantes”, para maiores de 6 anos, pela Formiga Atómica, vai ao ginásio da ESSG no dia 21, às 11h00 e às 16h00.Também para o público infantil, pode contar com a exibição do “Anel das Fábulas”, um espetáculo com sessões contínuas, de 20 minutos, entre as 17h00 e as 20h00, no Parque do Bonfim, repetindo-se no dia 22, no mesmo horário e local.

Precisamente, a 22 de agosto, o festival apresenta três propostas cénicas. No âmbito do projeto “Ir e Vir e Voltar (com livros)”, do Programa Municipal de Educação pela Arte e Ciências Experimentais, Ricardo Guerreiro Campos apresenta, às 11h00, no Auditório da ESSG, um espetáculo-oficina “A Metade que Falta”.

Às 19h00, no ginásio daquele estabelecimento de ensino, A Lagarto Amarelo exibe “Mil Palavras por Dia”, enquanto às 21h00, no Parque do Bonfim, o Teatro das Beiras mostra a comédia “Nosocómico”.

A 23 de agosto, às 18h00, no Cinema Charlot, é a vez a brasileira PLATÔ, vencedora, em 2019, da Secção Off – Mais Festa, apresentar a estreia absoluta do espetáculo “O Conselheiro da Favela”, em formato vídeo, por impossibilidade da companhia se deslocar a Portugal.

À noite, na Praça de Bocage, a companhia espanhola Cía. Trotamundos, recorrendo a bolas de malabares, aros hula hoops e a um baú, apresenta “Historias de un Baúl”.

Para dia 24, o Festival Internacional de Setúbal – XXIII Festa do Teatro reserva o espetáculo “Conflito-Duelo-Rutura”, pelo Coletivo Breathe!, às 19h00, no Auditório da ESSG, bem como “Eça Agora!”, por Dinis Binnema, e “Simbiosis”, pela espanhola Alodeyá, ambos no Parque do Bonfim, às 18h00 e 21h00, respetivamente.

No dia 25 de agosto, destaques para Catarina Teixeira e Micha? Wilk e o espetáculo “Let me forget for a second that I have never really needed you”, e para A Bruxa Teatro que apresenta a peça “A Curiosidade dos Anjos”.

“Primeiro ensaio”, tragicomédia sobre a transição da adolescência para a vida adulta, pelo Grupo Cru, às 19h00, no Auditório da ESSG, e “Sacro”, sobre a religiosidade em Évora pela brasileira Amanda Gonsales, às 20h30 e às 22h10, na Praça de Bocage, compõem a programação de 26 de agosto.

No dia seguinte, a ESSG acolhe, às 19h00 e às 21h00, respetivamente, “Desimpedido”, com três atores da The Actor’s Sofa a interpretarem textos nunca antes revelados, e “Noites Brancas”, romance sentimental sobre as memórias de um sonhador pelo Teatro Art’Imagem.

A data de 28 de agosto, dia de encerramento do festival, reserva quatro peças, incluindo “Capuchinho”, para bebés, numa produção do Teatro Plage, às 11h00, no Auditório da ESSG. “Avós – Histórias Germinadas no Quintal”, da Monstro Colectivo, às 11h00 e às 17h00, no Parque do Bonfim, “Intranquilidade”, Cia. Mefisteatro, às 18h00, no Ginásio da ESSG, e “Otus”, por Oliveira & Bachtler, às 20h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, compõem a restante programação deste ultimo dia.

Debates, curtas-metragens e uma exposição de artes plásticas intitulada “O Início do Fim das Possibilidades”, são outros motivos de interesse desta grande festa que celebra a magia do teatro.



por Rosário Silva in Renascença | 4 de agosto de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,773,226