"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FBAC distinguida pela APOM na área da comunicação e educação e mediação cultural

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) voltou a ser reconhecida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), arrecadando os prémios “Comunicação Online 2020” e “Projeto de Educação e Mediação Cultural 2020”.


A cerimónia de entrega presencial destas duas distinções decorrerá no dia 6 de agosto, no open space do Fórum Cultural de Cerveira.

Com o objetivo de celebrar o que de melhor se faz nos Museus portugueses e pelos seus profissionais, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) promoveu a 25ª edição dos Prémios APOM em 2020. Devido à pandemia COVID–19, a cerimónia oficial decorreu em formato digital em dezembro do ano passado, sendo agora altura da entrega presencial das distinções. A Fundação Bienal de Arte de Cerveira acolhe, assim, dia 6 de agosto, às 15h30, a cerimónia de entrega formal dos seus prémios, nas categorias “Comunicação Online 2020” e “Projeto de Educação e Mediação Cultural 2020”.

Para o Presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Nuno Correia: “As distinções corroboram o excelente trabalho que a Fundação e a sua equipa têm vindo a dinamizar em prol da cultura e das artes. Apesar de todas as vicissitudes e dificuldades, a FBAC tem conseguido adaptar-se e reinventar-se, mostrando que está bem viva e capaz de se continuar a desafiar e até antecipar o futuro”.

Inscrita na categoria da ‘Comunicação Online’, a candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira ON” vem reconhecer a estratégia de comunicação multiplataforma da Instituição, onde se privilegia uma relação de proximidade e coerência com os diferentes públicos. “Asferramentas d e comunicação (página oficial, newsletter, redes sociais, museu online, etc.) são assumidas como uma extensão do espaço expositivo, permitindo criar novas perspetivas e leituras junto dos públicos. Mas, acima de tudo, têm possibilitado desmistificar a arte contemporânea junto dos targets, incentivando a participação e a interatividade”, explica o presidente da FBAC, Nuno Correia.

Promovido pelo Serviço Educativo do Museu Bienal de Cerveira, o “LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa” foi distinguido na categoria ‘Projeto de Educação e Mediação Cultural’. Através da construção de espaços de aprendizagem e de ações educativas disruptivas com base na arte contemporânea, a iniciativa tem como objetivos contribuir para a melhoria da qualidade de aprendizagem dos alunos, promover o sucesso escolar e reduzir a taxa de insucesso e abandono. No total, o projeto proporcionou novas experiências no Museu Bienal de Cerveira e nos seus espaços oficinais a 1800 jovens estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Cerveira, Melgaço e Valença. A iniciativa é uma ação integrada do projeto Scholl4All – Vila Nova de Cerveira, promovido pelo Município de Vila Nova de Cerveira, no âmbito do PIICIE, cofinanciado pelo Norte 2020/FSE.

Abrangendo 32 categorias, a 25ª edição dos Prémios APOM contou com 208 candidaturas, que foram apresentadas pelas instituições em maio de 2020. De recordar que, na edição de 2019, o prémio de “Melhor Museu de 2019” foi atribuído ao Museu Bienal de Cerveira, uma distinção que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,772,696