Notícias
ABC…Compositores! Prémio Incentivo à Criação
O vencedor da primeira edição do Prémio criado pelo OPART/TNSC é Marco Pereira, com a obra O Mostrengo, que será estreada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e editada pela AVA Musical Editions.
O júri(1) da primeira edição do ABC…Compositores! Prémio Incentivo à Criação analisou as sete candidaturas apresentadas entre o período de 9 de fevereiro (data do anúncio do Prémio) e de 30 de junho de 2021 (prazo limite para receção de candidaturas), tendo destacado a qualidade da generalidade das composições e enaltecido a diversidade dos percursos e da proveniência geográfica dos candidatos, assim como das instituições de ensino onde estudaram/estudam.
Saudou, ainda, o facto de terem sido apresentadas composições nas três formações previstas no regulamento: sinfónica, camerística e coral-sinfónica.
O júri elegeu como vencedor do Prémio Incentivo à Criação o candidato Marco Pereira, com a obra O Mostrengo que, de acordo com o coletivo de jurados, se trata de uma "obra muito bem conseguida em termos de conceito de poema sinfónico, capaz de narrar uma história e de transportar o ouvinte para o imaginário a que se propõe desde o primeiro momento, criando uma ação que cativa e que cria expectativa relativamente ao seu desenlace. Musicalmente muito interessante na exploração da noção de pulsação, na gestão do material, timbres e possibilidades sonoras e texturas."
O Mostrengo, para Orquestra Sinfónica, é uma obra que nasce a partir de um poema integrado na Mensagem de Fernando Pessoa. O poema, precisamente intitulado O Mostrengo, está incluído na 2ª parte do livro, sob a epígrafe Mar Português.
Marco Pereira nasceu em 2001 e frequenta atualmente a Licenciatura em Música (variante de Composição), na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Tem tido aulas de direção de orquestra com os maestros Eduardo Martín Portal e Cesário Costa. Foi violoncelista na Orquestra Juvenil da Bonjoia, na orquestra residente do Curso de Música Silva Monteiro, no quarteto de cordas “Sfourzzarco Ensemble” e na Orquestra Sinfónica António Fragoso. De entre as distinções recebidas, destaque para o Prémio Rotary Club de Barcelos – jovem músico convidado para a abertura do concerto do pianista Guigla Katsarava, no festival de Fralães, Barcelos (2016); o Prémio Chamber Secondary Level - Excellent Gold Award no IV Festival/Concurso de Música de Hong Kong (2017); e o 1º Prémio Ex-aequo no I Concurso Interno de Mérito de Composição do Curso de Música Silva Monteiro (2019).
Nos termos do disposto no regulamento, a obra será apresentada em estreia absoluta no Teatro Nacional de São Carlos, interpretada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, previsivelmente no decurso da temporada 2021-22. O Mostrengo será ainda editado pela AVA Musical Editions.
O OPART/TNSC felicita, uma vez mais, todos os participantes pela qualidade das suas composições e pelo trabalho que generosamente desenvolveram no quadro deste Prémio.
Renovando o seu compromisso de incentivo à composição musical, de estímulo à criação por parte de jovens compositores e de reconhecimento pelo trabalho das instituições de ensino da música, o OPART/TNSC anuncia a realização da segunda edição do ABC…Compositores! Prémio Incentivo à Criação, que terá lugar em 2022.
(1) Composição do júri:
Anne Victorino d’Almeida – Vogal do Conselho de Administração do OPART
Elisabete Matos – Diretora Artística do Teatro Nacional de São Carlos
Joana Carneiro – Maestrina Titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa
Giampaolo Vessella – Maestro do Coro do Teatro Nacional de São Carlos
João Paulo Santos – Diretor dos Estudos Musicais e Dramaturgia do TNSC
Pedro Teixeira da Silva – Coordenador do Projeto Educativo do TNSC
Nuno Côrte-Real – compositor convidado