Notícias
Culturgest anuncia programação da nova temporada
Na nova temporada 2021/2022, a Culturgest apresenta várias estreias nacionais e internacionais: novas criações em teatro e dança, apresentações inéditas de concertos e artistas visuais que expõem pela primeira vez em Portugal.
No teatro, Alexander Zeldin (National Theatre, Londres), apresenta-se pela primeira vez em Portugal, com Love, espetáculo aclamado pelo público e pela crítica, Faustin Linyekula apresenta Histoire(s) du Théâtre II, sendo ainda apresentadas as novas criações de Marco Martins, Hotel Europa, Nuno M. Cardoso e dos Primeiros Sintomas.
Na dança, dá-se o esperado regresso a Portugal, com uma nova criação, do coreógrafo e bailarino brasileiro Bruno Beltrão. São apresentadas as novas criações das portuguesas Vera Mantero e Sónia Baptista e realiza-se o programa Rosas/Bach, uma parceria entre a Culturgest e a Gulbenkian Música, que inclui duas coreografias de Anne Teresa De Keersmaekercom música de Johann Sebastian Bach. Na Culturgest, Anna Teresa De Keersmaeker sobe ao palco a solo, para interpretar The Goldberg Variations, BWV 988 e, na Gulbenkian, é apresentado Mitten wir im Leben sind/Bach6Cellosuiten.
Na música, para além do já anunciado concerto de apresentação do novo disco de Rui Reininho, que abre a temporada, Norberto Lobo apresenta pela primeira vez os temas que farão parte do seu novo álbum, haverá Joana Gama em dose dupla, o grandioso Omniae Ensemble de Pedro Melo Alves e, entre outros, realiza-se um concerto de homenagem a Bernardo Sassetti.
Nas artes visuais, o malawiano Samson Kambalu, recém vencedor do Quarto Plinto, apresenta a sua primeira exposição em Portugal. Também Daniel Dewar & Grégory Gicquel irão apresentar pela primeira vez as suas peças de grande escala. O norte-americano Tony Conrad - figura central da cena nova-iorquina da década de 1960 - será alvo de uma exposição retrospetiva, realizando-se também a primeira retrospetiva de Mattia Denisse, artista francês que reside em Lisboa desde 1999. Haverá ainda oportunidade de ver obras da Coleção CGD, nas galerias da Culturgest, com a exposição O Pequeno Mundo. No Porto, inauguram mais três capítulos do projeto Reação em Cadeia, com exposições do mexicano Rodrigo Hernández, da suíça Silvia Bächli e, terminando este ciclo, uma exposição retrospetiva do português Ângelo de Sousa. A primeira exposição após o final do Reação em Cadeia, será do Berru, coletivo de artistas da cidade do Porto.
Na programação de conferências, destaque para o debate sobre o futuro da educação e da escola com Álvaro Laborinho Lúcio, Ariana Furtado e Gabriela Trevisan. De regresso à Culturgest, Maria Filomena Molder e Miguel Lobo Antunes falam a propósito do lançamento do livro sobre as conferências aqui realizadas, onde falou sobre heranças coloniais, situacionismo ou educação. Será apresentado ainda o encontro final do projeto Memoirs, sobre o impacto das heranças coloniais.
No cinema, regressam o IndieLisboa, o Doclisboa e estreia-se na Culturgest o FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema, com uma retrospetiva da cineasta catalã Isabel Coixet, e a AMPLA, uma nova mostra de cinema dedicada à acessibilidade para todos e todas.
Também uma estreia na Culturgest o MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, que acontece pela primeira vez em mais duas cidades para além do Porto (Lisboa e Viseu). Na Culturgest inclui filmes, performances e o lançamento de um livro sobre práticas artísticas comunitárias.
TEATRO
Love, Alexander Zeldin - National Theatre of Great Britain, 23 e 24 SET 2021
Fantasma da Ópera, Primeiros Sintomas, 1 – 3, 7 – 9 OUT 2021
Moving Earths, Bruno Latour e Frédérique Aït-Touati, 13 OUT 2021
World Models - Workshop de Artes Performativas com Frédérique Aït-Touati e Patrick Laffont-DeLojo, 14, 15, 16 OUT 2021
Histoire(s) du Théâtre II, Faustin Linyekula, 13 e 14 NOV 2021
Amores de Leste, Hotel Europa, 10 - 12 FEV 2022
Wild Heart, Marco Martins, 24, 25, 26 MAR 2022
Orgia de Pasolini, Nuno M. Cardoso, 7, 8, 9 ABR 2022
Monologue of a Dancer, Martim Pedroso, 13, 14 e 18 - 21 MAI 2022
Em teatro, estreiam em Portugal Love, do conceituado Alexander Zeldin, que apresenta um espetáculo pela primeira vez em Portugal - um espetáculo de teatro realista aplaudido pela crítica e pelo público focado no destino das pessoas mais vulneráveis da sociedade - e Histoire(s) du Théâtre II, de Faustin Linyekula, integrado no Alkantara Festival, que revisita os primeiros passos da jovem nação congolesa na companhia de três membros originais do Ballet National du Zaïre. Destaque ainda para os novos espetáculos de Marco Martins (Wild Heart), baseado no livro Wilder Mann, do fotógrafo Charles Freger, que atravessou a Europa em busca da figura do selvagem sobrevivente nas tradições populares locais, da Finlândia a Portugal, passando pela Roménia, Alemanha e Eslovénia; dos Primeiros Sintomas com Fantasma da Ópera; de Martim Pedroso (Monologue of a Dancer), produzido a partir da experiência pessoal da bailarina e coreógrafa Marlyn Ortiz, coreógrafa de artistas como Madonna, Britney Spears, Taylor Swift, The Black Eyed Peas, entre muitos outros; do Hotel Europa, que apresenta Amores de Leste, no seguimento do trabalho desta companhia de teatro documental, focando-se, desta vez, em casais constituídos por pessoas portuguesas e de países de leste, e a Orgia de Pasolini, encenada por Nuno M. Cardoso. Em parceria com a BoCA - Bienal de Arte Contemporânea, Bruno Latour e Frédérique Aït-Touati realizam uma conferência-performance - Moving Earths - e um workshop.
DANÇA
O Susto é um Mundo, Vera Mantero, 25, 26, 27 NOV 2021
Wow, Sónia Baptista, 13 - 15 JAN 2022
Programa Rosas/Bach (Gulbenkian Música e Culturgest):
Mitten wir im Leben sind/Bach6Cellosuiten, Anne Teresa De Keersmaeker, Jean-Guihen Queyras / Rosas, Fundação Calouste Gulbenkian, 9 - 10 JAN 2022
The Goldberg Variations, BWV 988, Anne Teresa De Keersmaeker, Pavel Kolesnikov / Rosas, 3 e 4 MAR 2022
O Limpo e o Sujo, Vera Mantero, 14 ABR 2022 (data a confirmar)
Nova Criação 2022, de Bruno Beltrão, 2, 3, 4 JUN 2022
Na dança, destaque para as novas criações das portuguesas Vera Mantero (que para além da estreia de O Susto é um Mundo, no âmbito do Alkantara Festival, apresenta também o adiado O Limpo e o Sujo) e Sónia Baptista, com Wow, que tem como ponto de partida os conceitos de beleza e fealdade, e o regresso a Portugal do coreógrafo brasileiro Bruno Beltrão para apresentar a sua nova criação. Será apresentado, em Lisboa, numa parceria entre a Culturgest e a Fundação Calouste Gulbenkian o programa Rosas/Bach, que inclui dois espetáculos da companhia Rosas de Anne Teresa De Keersmaeker - recém vencedora do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para Divulgação do Património Cultural 2021- com música de Bach: The Goldberg Variations, BWV 988, na Culturgest, um especial momento para assistir a um solo em palco de Anne Teresa De Keersmaeker, em Março, e na Gulbenkian, Mitten wir im Leben sind/Bach6Cellosuiten, no mês de Janeiro.
MÚSICA
Rui Reininho, 10 SET
Pedro Melo Alves' Omniae Large Ensemble, 15 OUT
Joana Gama & Margaret Leng Tan, 6 NOV
Nuno Côrte-Real & Pedro Mexia com Bárbara Barradas & Ensemble Darcos, 18 NOV
Norberto Lobo, 30 NOV
Homenagem a Bernardo Sassetti - João Paulo Esteves da Silva, Carlos Barretto & Alexandre Frazão, 15 DEZ
Joana Gama & Luís Fernandes, 20 JAN
Na música, para além do concerto de apresentação do novo e experimental disco a solo de Rui Reininho, Norberto Lobo fará um concerto de pré-apresentação do futuro álbum, Pedro Melo Alves sobe ao palco com um grande ensemble, composto por mais de 20 músicos, Nuno Côrte-Real estreia o seu Tremor, acompanhado pela soprano Bárbara Barradas e pelos poemas de Pedro Mexia. Bernardo Sassetti é homenageado num concerto de três dos músicos maiores do jazz nacional: o pianista João Paulo Esteves da Silva, o contrabaixista Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão. Em dose dupla, Joana Gama apresenta-se na Culturgest, primeiro com Margaret Leng Tan, figura incontornável na história do piano, que colaborou com John Cage ao longo de muitos anos e, em Janeiro, regressa à Culturgest com Luís Fernandes, para apresentação do novo projeto da dupla.
ARTES VISUAIS
Freetown, Samson Kambalu, 2 OUT 2021 – 6 FEV 2022
Moon Foulard, Rodrigo Hernández, Culturgest Porto, 9 OUT – 5 DEZ 2021
O Pequeno Mundo, a partir da Coleção CGD, 16 OUT – 31 DEZ 2021
Side Facing the Wind, Silvia Bächli, Culturgest Porto, 18 DEZ 2021 – 06 MAR 2022
Daniel Dewar & Grégory Gicquel, 29 JAN – 22 MAI 2022
Tony Conrad, 12 MAR - 3 JUL 2022
Ângelo de Sousa, Culturgest Porto, 26 MAR – 15 MAI 2022
Berru, Culturgest Porto, 4 JUN - 4 SET 2022
Mattia Denisse, 18 JUN - 30 OUT 2022
Continuam:
Apofenia, Las Palmas, Culturgest Porto, até 5 SET 2021
Mão-de-Obra, António Bolota, até 19 SET 2021
Cangiante, a partir da Coleção CGD, Centro de Arqueologia e Artes de Beja, até 6 NOV 2021
Coreografia da Atenção, Coletivo de Curadores, Museu de Almada - Casa da Cidade, até 2 OUT 2021
Nas artes visuais - para além do recém vencedor do Quarto Plinto, o malawiano Samson Kambalu que apresenta a sua primeira exposição em Portugal e dará uma conferência sobre o cinema Nyau e o Situacionismo, havendo também relacionada com esta temática, uma conferência de Catarina Laranjeiro, Raquel Schefer e Ricardo Noronha - realizam-se, com curadoria de Bruno Marchand, as primeiras exposições no nosso país de Daniel Dewar & Grégory Gicquel, com trabalhos de grande escala em madeira e em mármore rosa português e de Tony Conrad, nome maior da avant-garde norte-americana, figura proeminente da cena nova-iorquina da década de 1960, padrinho dos The Velvet Underground, performer realizador e músico experimental, cuja retrospetiva em Lisboa vai debruçar-se pelas várias facetas do seu trabalho: música, pintura, filmes e textos. Haverá ainda a oportunidade de ver obras da Coleção CGD, nas galerias da Culturgest, com a exposição O Pequeno Mundo, com curadoria de Sérgio Mah. No Porto, inauguram os três últimos capítulos do projeto Reação em Cadeia - parceria entre a Culturgest e a Fidelidade Arte -, com exposições do mexicano Rodrigo Hernández, cuja obra se move entre o desenho, a pintura, o mural, a escultura e a instalação, da suíça Silvia Bächli, que tem desenvolvido o seu trabalho à volta do desenho, terminando com uma retrospetiva de Ângelo de Sousa, considerado uma das figuras mais influentes da arte portuguesa da segunda metade do século XX.
Finalmente, antes do verão de 2022, inaugura uma exposição do coletivo Berru - constituído pelos artistas da cidade do Porto, Bernardo Bordalo, Mariana Vilanova, Rui Nó e Sérgio Coutinho - que, em 2019, venceu o Prémio Sonae Media Art com uma instalação biológica.
Por agora, ainda podem ser visitadas em Lisboa, Mão-de-Obra, de António Bolota (até 19 de setembro), no Porto, Apofenia, no coletivo Las Palmas (até 5 de setembro), em Beja, Cangiante, a partir da Coleção CGD, com curadoria de Antonia Gaeta (até 6 de novembro) e, em Almada, Coreografia da Atenção, do Coletivo de Curadores (até 2 de outubro).
CONFERÊNCIAS E DEBATES
Educação: Para que Mundos?, Álvaro Laborinho Lúcio, Ariana Furtado, Gabriela Trevisan, 22 SET 2021
Sociedade Secreta: Cinema Nyau e a Problemática da Oferenda, Samson Kambalu, 17 NOV 2021
Memoirs - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias, 4 NOV 2021
Situacionismos, Cinemas e Outras Histórias, Catarina Laranjeiro, Raquel Schefer e Ricardo Noronha, 24 NOV 2021
Três Conferências, Maria Filomena Molder e Miguel Lobo Antunes, 7 DEZ 2021
A Matéria do Reencantamento, André Barata e Pedro Machado, 18 JAN 2022
O reencontro de Maria Filomena Molder e Miguel Lobo Antunes no Grande Auditório, por ocasião do lançamento do livro da filósofa acerca das conferências que deu entre 2015 e 2017, na Culturgest, e fala-se sobre educação e o futuro da escola com Álvaro Laborinho Lúcio, Ariana Furtado e Gabriela Trevisan, para além do debate sobre o impacto das heranças coloniais numa conferência do projeto Memoirs. Lugar ainda para debater a nossa vivência ou sobrevivência nas sociedades atuais, numa nova reflexão sobre a desmaterialização tecnológica, afetiva e existencial com o filósofo André Barata e o astrofísico Pedro Machado.
CINEMA
IndieLisboa, 25 AGO – 5 SET 2021
Retrospetiva Isabel Coixet, no âmbito do FEST, 9 – 16 OUT 2021
Doclisboa, 21 – 31 OUT 2021
Mostra AMPLA, 1 – 3 e 8 – 10 ABR 2022
CINEMA E PARTICIPAÇÃO
MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, 30 SET - 3 OUT
PARTICIPAÇÃO
Entrar, OUT 2021 – JUN 2022
RADAR - Residência Artística de Alunos em Residência, OUT 2021 – MAI 2022
Galeria, Bestiário, 2 – 28 NOV 2021
Das Gavetas Nascem Sons, Sonoscopia, no âmbito da AMOSTRA, 13 e 14 JAN 2022
No programa de participação, dedicado aos mais novos, a Culturgest organiza o Entrar, uma residência criativa destinada a jovens entre os 15 e os 22 anos, que habitam a Culturgest em vários encontros para troca de ideias em íntima proximidade com os temas da arte contemporânea. No RADAR - Residências Artísticas de Alunos em Residência, artistas, professores e alunos identificam em conjunto um problema comum e dedicam-se a encontrar soluções criativas, inusitadas e poéticas. Há ainda artes visuais e teatro nas galerias da Culturgest, com Galeria, do coletivo Bestiário.
No âmbito da AMOSTRA - mostra-plataforma nacional de artes performativas para a infância e juventude que inclui um encontro e a apresentação de espetáculos oriundos de várias regiões do país - realiza-se o espetáculo Das Gavetas Nascem Sons, um objeto/instrumento musical coletivo, produzido pela Sonoscopia.
BILHETEIRA
Os bilhetes para o concerto de abertura de temporada de Rui Reininho estão disponíveis na Culturgest e na rede Ticketline. Os bilhetes da programação de setembro 2021/janeiro 2022 podem ser adquiridos a partir de 6 de setembro em ambos os locais.
Os bilhetes dos espetáculos da companhia Rosas e dos eventos de fevereiro a julho 2022 serão colocados à venda em data a anunciar.
+ info >> https://www.culturgest.pt