"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lara Mesquita é vencedora do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

Lara Mesquita foi a vencedora da 1ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com a obra SEMPRE QUE ACORDO.


Este prémio integra o programa do Esta noite grita-se, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, cuja 5ª edição, que está de momento a decorrer, é exclusivamente dedicada à criação dramatúrgica no feminino.

Cláudia Lucas Chéu, Miguel Castro Caldas e Rui Pina Coelho constituíram o júri desta 1ª edição, cujo objetivo é premiar um texto inédito de teatro. Num universo de 119 candidaturas, o júri elegeu Sempre que acordo, uma obra onde duas mulheres negras inventariam o trauma do racismo português, numa partilha íntima de biografias, com recurso a provocações intelectuais direcionadas ao leitor.

O prémio, no valor pecuniário de 500€, é acompanhado pela edição em livro numa parceria com a editora Douda Correria e pela leitura pública que encerra a programação do Festim, nos dias 16, 17 e 18 de julho, pelas atrizes Rita Cruz e Zia Soares, na Biblioteca do Palácio Galveias, Fábrica do Braço de Prata e Biblioteca de Marvila, respetivamente.

Na direção artística do Esta noite grita-se temos tido dificuldades em fazer um equilíbrio do género autoral porque as opções de escolha são muito reduzidas no que toca a dramaturgas. Somente através do estímulo à criação será possível mudar esta realidade e garantir que mais mulheres artistas arriscam e publicam os seus trabalhos. De acordo com o International Centre for Women Playwrights, ONG que se dedica ao estímulo do trabalho das mulheres dramaturgas, 70% das peças produzidas anualmente no mundo são de autoria masculina. Na edição de obras o número ainda desce mais - em Portugal estimamos que menos de 15% dos textos editados são de mulheres. Este panorama em nada favorece a diversidade e a riqueza da produção artística, impedindo a inovação trazida pelo olhar feminino de criadoras que, sem um estímulo adequado, continuam a estar arredadas dos circuitos necessários para a divulgação das suas obras., afirmam Miguel Maia e Filipe Abreu responsáveis pelo projeto.

O Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina dirige-se a pessoas que se identificam com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero, com ou sem obra prévia editada.

A programação do Esta noite grita-se pode ser consultada na íntegra no site oficial desta iniciativa da companhia Cepa Torta, fundada em 1999 e com direção artística de Miguel Maia.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,776,112