"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Mário de Carvalho, o mestre da fina ironia

O homem do turbante verde e outras histórias marca o início das celebrações dos 40 anos de vida literária do premiado autor.


Porto Editora lança O homem do turbante verde e outras histórias, dando assim início à comemoração de quatro décadas dedicadas à escrita. Há muito indisponível no mercado, este livro de Mário de Carvalho abarca dez perturbantes contos. Com este título fica disponível na íntegra, em reedição, toda a produção contista do autor, num percurso iniciado com Contos da Sétima Esfera.

SOBRE O LIVRO
O homem do turbante verde e outras histórias
Uma expedição arqueológica no deserto, o alvoroço de uma troca de reféns e a terra dos Makalueles, numa África irreal. A tropa, a clandestinidade e toda uma juventude empenhada, a braços com os dilemas de um tempo histórico ainda recente. O celacanto, peixe pré-histórico alado, e o Alfa que nunca sai a horas. De permeio, um chochman perdido alhures, a maldita barbárie e os delírios da solidão, em narrativas curtas, cheias de inquietação e susto. E ao fundo, omnipresente, a fina ironia a que Mário de Carvalho já nos habituou.

«A cavalaria nunca se apressa na retirada.»
Mário de Carvalho

Título:
O homem do turbante verde e outras histórias
Autor: Mário de Carvalho
Páginas: 160
PVP: 15,50€
Coleção: Obras de Mário de Carvalho

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Mário de Carvalho

Nasceu em Lisboa em 1944. Licenciou-se em Direito e viu o serviço militar interrompido pela prisão. Desde muito cedo ligado aos meios da resistência contra o salazarismo, foi condenado a dois anos de cadeia, tendo de se exilar após cumprir a maior parte da pena. Depois da Revolução dos Cravos, em que se envolveu intensamente, exerceu advocacia em Lisboa. O seu primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, causou surpresa pelo inesperado da abordagem ficcional e pela peculiar atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico.

Desde então, tem praticado diversos géneros literários – romance, novela, conto, ensaio e teatro –, percorrendo várias épocas e ambientes, sempre em edições sucessivas. Utiliza uma multiforme mudança de registos, que tanto pode moldar uma narrativa histórica como um romance de atualidade; um tema dolente e sombrio como uma sátira viva e certeira; uma escrita cadenciada e medida como a pulsão de uma prosa endiabrada e surpreendente.

Nas diversas modalidades de Romance, Conto e Teatro, foram-lhe atribuídos os mais prestigiados prémios literários portugueses (designadamente os Grandes Prémios de Romance, Conto e Teatro da APE, o prémio do Pen Clube e o prémio internacional Pégaso). Em 2020, foi distinguido com o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra O que eu ouvi na barrica das maçãs.

Os seus livros encontram-se traduzidos em várias línguas. Obras como Os Alferes, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, A Liberdade de Pátio ou Epítome de Pecados e Tentações são a comprovação dessa extrema versatilidade.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,849