"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Carlos do Carmo homenageado com concerto em dezembro

"Fado é Amor" irá juntar António Serrano, Agir, Camané, Carminho, Dino d'Santiago, Jorge Palma, Mariza, Marco Rodrigues, Pedro Abrunhosa, Ricardo Ribeiro e Sara Tavares no Altice Arena.

Foto: Tiago Petinga/Lusa


Artistas portugueses de várias gerações e estilos musicais vão homenagear o fadista Carlos do Carmo com um concerto na Altice Arena, em Lisboa, a 21 de dezembro, dia em que completaria 82 anos de vida.

De acordo com a editora Universal Music Portugal, o "grande concerto de homenagem" a Carlos do Carmo, que morreu em 1 de janeiro deste ano, "Fado é Amor" irá juntar António Serrano, Agir, Camané, Carminho, Dino d'Santiago, Jorge Palma, Mariza, Marco Rodrigues, Pedro Abrunhosa, Ricardo Ribeiro e Sara Tavares, "num espetáculo único e inesquecível".

"A ideia foi a de juntar, naquele que seria o dia do seu aniversário, alguns dos maiores nomes da Música Portuguesa, artistas de diferentes gerações e de diversos estilos musicais, com quem o fadista se cruzou durante a sua longa e histórica carreira, e prestar-lhe a melhor homenagem que lhe poderia ser feita", lê-se no comunicado.

Nascido em Lisboa, em 21 de dezembro de 1939, Carlos do Carmo era filho da fadista Lucília do Carmo e do livreiro Alfredo Almeida, proprietários da casa de fados O Faia, onde começou a cantar, até iniciar a carreira artística em 1964.

Vencedor do Grammy Latino de Carreira, que recebeu em 2014, entre outros galardões, o seu percurso passou pelos principais palcos mundiais, do Olympia, em Paris, à Ópera de Frankfurt, na Alemanha, do 'Canecão', no Rio de Janeiro, ao Royal Albert Hall, em Londres.

Com a canção "Flor de Verde Pinho", sobre o poema homónimo de Manuel Alegre, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em 1976.

"No Teu Poema", "Um Homem na Cidade", "Os Putos", "Canoas do Tejo", "Lisboa, Menina e Moça", "Bairro Alto", "Por Morrer uma Andorinha", "Fado do Campo Grande" e "Fado da Saudade", interpretado no filme "Fados", que lhe valeu um Prémio Goya, em Espanha, foram alguns dos seus êxitos, registados em dezenas de discos.

O último álbum do fadista "E Ainda..." foi editado no passado dia 16 de abril e, embora se trate de uma edição póstuma, "foi todo ele concebido e criado em vida".


por Lusa in Renascença | 6 de julho de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,776,563