"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Exposição colectiva virtual no âmbito do Colóquio "Estar em casa com Adília Lopes"

O Colóquio “Estar em casa com Adília Lopes” faz-se acompanhar por uma exposição virtual composta por ilustrações de Alice Geirinhas, Bárbara Assis Pacheco, Luis Manuel Gaspar e Sara Quijano que interpelam diretamente a poesia da autora.


Sara Quijano apanhou os poemas de Adília Lopes como a um peixe. As ilustrações incluídas na exposição resultam de uma seleção, realizada pela própria artista, a partir da antologia Escribir un poema es como atrapar un pez. A organização e tradução dos poemas dessa publicação esteve a cargo de Alejandro Giraldo Gil e é ele mesmo quem nos diz que a obra de Sara Quijano “investiga, de uma maneira subtil, os mistérios e revelações que a poesia traz consigo”.

As ilustrações de Luis Manuel Gaspar acompanham há muito as publicações de Adília Lopes. É sua a capa dos livros O poeta de Pondichéry e O decote da dama de espadas, bem como dos opúsculos A namorada de óculos e Comprimidos, entre outros. Recorreu ainda a Ofélia, gata de Adília Lopes, como modelo para a capa da edição portuguesa de Gatos e Mais Gatos, de Doris Lessing. Como chamou a atenção Pedro Meneses, nas suas ilustrações “talvez possamos ler na predominância do tom acinzentado o mundo algo negro, mas não desesperado, não profundamente negro, de Adília Lopes”.

Bárbara Assis Pacheco, em breve testemunho pessoal incluído nesta exposição, diz-nos que decidiu “fazer desenhos para a Adília Lopes, para lhe dar, desenhos que ela gostasse de ter”. E assim surgem diante de nós gatos, baratas, estrelas, brinquedos, vestidos e pássaros, entre tantos outros. É que, nas palavras da própria artista, “há muitas imagens e possibilidades infinitas no seu universo”.

Alice Geirinhas interpelou a poesia de Adília Lopes em capas de livros, como no Clube da Poetisa Morta, e ilustrou-a em A Bela Acordada.

Tomando para nós esta ideia de universo e de infinito enquanto sucinta imagem da própria poesia da autora, acreditamos que não se poderia resumir melhor esta pequena mostra virtual enquanto porta levemente entreaberta para o infinito do universo de Adília Lopes.

>> Saiba mais AQUI

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,776,729