"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DGPC e autarquais unem-se para reaproximar população sénior do Património

Provedoria do Serviço Cultural e Educativo da DGPC lança, em julho, projeto-piloto “Junta(te) ao nosso Património”, em parceria com seis Juntas de Freguesia.


A Direção-Geral do Património Cultural, através da sua Provedoria do Serviço Cultural e Educativo, lança em julho de 2021 o projeto-piloto “Junta(te) ao Nosso Património”, com o objetivo de fomentar a reaproximação ao Património Cultural e às suas diferentes manifestações artísticas, em particular da população mais idosa, severamente afetada pelo isolamento devido à pandemia.

Dinamizado pelos Serviços Educativos dos Museus, Monumentos e Palácios (MMP) e tendo como público-alvo a população sénior, este é um programa desenhado para proporcionar vivências culturais e patrimoniais que se convertam em experiências partilhadas de forma intergeracional, nos núcleos familiares e grupos de referência.

A iniciativa, que contempla um conjunto de ações e visitas durante os meses de verão, une equipamentos culturais da DGPC a um total de seis Juntas de Freguesia: Alverca do Ribatejo e Sobralinho; Bucelas; Mafra; Odivelas: Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e S. Domingos de Benfica.

Em concreto, o projeto prevê a realização de uma visita semanal, em duas semanas consecutivas, durante o mês de julho, agosto ou setembro, de dois grupos de 10 pessoas de cada uma das Juntas de Freguesia participantes. Os ingressos e as atividades têm caráter gratuito.

Deste modo, o primeiro grupo deverá realizar as suas visitas ao equipamento cultural com o qual estabelece a parceria durante as duas primeiras semanas do mês e o segundo durante as duas últimas semanas, de modo a favorecer uma relação privilegiada e de proximidade com aquele Monumento, Museu ou Palácio.

O Protocolo entre a DGPC e as Juntas de Freguesia foi assinado a 28 de junho último, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Este é um projeto-piloto da Provedoria do Serviço Cultural e Educativo que poderá servir de base a futuras iniciativas no mesmo âmbito, sempre ancoradas na experiência e competências especializadas das equipas dos Serviços Educativos dos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais.

Os MMP e as respetivas Juntas participantes no projeto são os seguintes:

Museu Nacional do Azulejo – Junta de Freguesia de Odivelas (concelho de Odivelas)
Museu Nacional dos Coches - Junta de Freguesia de Bucelas (concelho de Loures)
Museu Nacional da Música - União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (concelho de Oeiras)
Museu Nacional do Teatro e da Dança/Museu Nacional do Traje - Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica (concelho de Lisboa)
Palácio Nacional da Ajuda - Junta de Freguesia de Mafra (concelho de Mafra)
Palácio Nacional de Mafra - Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho (concelho de Vila Franca de Xira).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,060,764